Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2244
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DenilussiBispodaSilva.pdf319,61 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorSilva, Denilussi Bispo da-
dc.identifier.citationSILVA, Denilussi Bispo da. As representações sociais de atores educacionais sobre gestão escolar. 2011. ix, 78 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractA gestão escolar é um elemento muito importante dentro do ambiente escolar e está intrinsecamente ligada ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O campo educativo é um local privilegiado para saber como são construídas as representações sociais. A compreensão da gestão escolar por parte dos professores ajuda a compreender como as práticas de gestão ocorrem no âmbito da escola. A gestão escolar não deve ser exercida e centrada apenas na figura do diretor, mas todos os atores envolvidos no processo educativo devem participar e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Para analisar quais as representações de um grupo de professoras sobre a gestão foi realizada uma pesquisa com 5 professoras e 1 diretora de uma escola pública de ensino fundamental que procurou analisar as representações bem como a formação em gestão escolar e a relação entre as professoras e a equipe gestora. A análise dos resultados mostrou que a representação apresentada está centrada na figura do diretor. Em relação à formação mostrou que a formação das entrevistadas com relação à gestão escolar não é suficiente.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEscolas - organização e administraçãoen
dc.subject.keywordRepresentações sociaisen
dc.titleAs representações sociais de atores educacionais sobre gestão escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-01-05T11:35:30Z-
dc.date.available2012-01-05T11:35:30Z-
dc.date.issued2012-01-05T11:35:30Z-
dc.date.submitted2011-07-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2244-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2244-
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons