Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira | - |
dc.contributor.author | Silva, Denilussi Bispo da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Denilussi Bispo da. As representações sociais de atores educacionais sobre gestão escolar. 2011. ix, 78 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | A gestão escolar é um elemento muito importante dentro do ambiente escolar e está intrinsecamente ligada ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O campo educativo é um local privilegiado para saber como são construídas as representações sociais. A compreensão da gestão escolar por parte dos professores ajuda a compreender como as práticas de gestão ocorrem no âmbito da escola. A gestão escolar não deve ser exercida e centrada apenas na figura do diretor, mas todos os atores envolvidos no processo educativo devem participar e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Para analisar quais as representações de um grupo de professoras sobre a gestão foi realizada uma pesquisa com 5 professoras e 1 diretora de uma escola pública de ensino fundamental que procurou analisar as representações bem como a formação em gestão escolar e a relação entre as professoras e a equipe gestora. A análise dos resultados mostrou que a representação apresentada está centrada na figura do diretor. Em relação à formação mostrou que a formação das entrevistadas com relação à gestão escolar não é suficiente. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Escolas - organização e administração | en |
dc.subject.keyword | Representações sociais | en |
dc.title | As representações sociais de atores educacionais sobre gestão escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-05T11:35:30Z | - |
dc.date.available | 2012-01-05T11:35:30Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-05T11:35:30Z | - |
dc.date.submitted | 2011-07-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2244 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2244 | - |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|