Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22338
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CelinaAparecidaFracassoKaneda_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Museu histórico, artístico e folclórico jornalista Ruy Menezes
Autor(es): Kaneda, Celina Aparecida Fracasso
Orientador(es): Freitas, Cilene Rodrigues Carneiro
Assunto: Patrimônio cultural
Política cultural
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 28-Ago-2019
Referência: KANEDA, Celina Aparecida Fracasso. Museu histórico, artístico e folclórico jornalista Ruy Menezes. 2019. 56 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2019.
Resumo: O presente trabalho objetivou apresentar as políticas públicas que consolidaram a inclusão do Museu Histórico, Artístico e Folclórico Jornalista Ruy Menezes, patrimônio cultural da cidade de Barretos-SP, no programa Cultura é Currículo, idealizado pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo (SEESP), tendo como objetivos específicos conhecer os mecanismos que constituem uma política pública cultural, identificar como esta política tem impacto na vida dos indivíduos, na sua relação diária com o público e reconhecer o museu como espaço educativo. Para atingir os objetivos propostos, este estudo utilizou a pesquisa exploratória por meio da revisão bibliográfica e documental a partir de livros, revistas, publicações em periódicos e artigos científicos, dissertações, teses e documentos do museu e observação assistemática mediante realização de visitas ao museu. Concluiu-se, mediante o estudo realizado, que os museus firmam um excelente recurso educativo, com grande potencialidade no processo de treino e experiência. No momento em que bem trabalhado, ou seja, problematizado, de modo a levantar argumentos e questionamentos, no momento em que é ligado com a vida cotidiana do estudante, eleva em outro nível as visitas e de modo consequente os saberes que dali são retirados, promovendo consideração e inquietações. Dessa forma, analisá-lo como espaço em que podemos encontrar a memória de uma população, de um grupo comunitário, demanda um processo de pensamento, bem como e especialmente de um apelo político, em razão de é uma memória eleita entre tantas que este local está preservando.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância.
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons