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2019_CelinaAparecidaFracassoKaneda_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorFreitas, Cilene Rodrigues Carneiro-
dc.contributor.authorKaneda, Celina Aparecida Fracasso-
dc.identifier.citationKANEDA, Celina Aparecida Fracasso. Museu histórico, artístico e folclórico jornalista Ruy Menezes. 2019. 56 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou apresentar as políticas públicas que consolidaram a inclusão do Museu Histórico, Artístico e Folclórico Jornalista Ruy Menezes, patrimônio cultural da cidade de Barretos-SP, no programa Cultura é Currículo, idealizado pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo (SEESP), tendo como objetivos específicos conhecer os mecanismos que constituem uma política pública cultural, identificar como esta política tem impacto na vida dos indivíduos, na sua relação diária com o público e reconhecer o museu como espaço educativo. Para atingir os objetivos propostos, este estudo utilizou a pesquisa exploratória por meio da revisão bibliográfica e documental a partir de livros, revistas, publicações em periódicos e artigos científicos, dissertações, teses e documentos do museu e observação assistemática mediante realização de visitas ao museu. Concluiu-se, mediante o estudo realizado, que os museus firmam um excelente recurso educativo, com grande potencialidade no processo de treino e experiência. No momento em que bem trabalhado, ou seja, problematizado, de modo a levantar argumentos e questionamentos, no momento em que é ligado com a vida cotidiana do estudante, eleva em outro nível as visitas e de modo consequente os saberes que dali são retirados, promovendo consideração e inquietações. Dessa forma, analisá-lo como espaço em que podemos encontrar a memória de uma população, de um grupo comunitário, demanda um processo de pensamento, bem como e especialmente de um apelo político, em razão de é uma memória eleita entre tantas que este local está preservando.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPatrimônio culturalpt_BR
dc.subject.keywordPolítica culturalpt_BR
dc.titleMuseu histórico, artístico e folclórico jornalista Ruy Menezespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-28T14:33:33Z-
dc.date.available2019-08-28T14:33:33Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22338-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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