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dc.contributor.advisorOliveira, Márcio Nunes Iorio Aranha-
dc.contributor.authorAkamine, Alicia Yukari Lima-
dc.identifier.citationAKAMINE, Alicia Yukari Lima. Regulação responsiva da prática de e-mail marketing no Brasil. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa o e-mail marketing como a forma legítima de e-mail comercial, mas que pode se tornar spam, se realizado de forma abusiva. Inicia-se a discussão com a contextualização da privacidade no ambiente digital, para compreender a importância da proteção de dados pessoais e do consentimento do seu titular para a sua utilização. Após, são abordados o objeto de estudo deste trabalho, o e-mail marketing, e a prática abusiva do spam. Apresentam-se, também, os sistemas de consentimento opt-in e opt-out, que, se cumpridos, legitimam o envio de uma comunicação comercial eletrônica como o e-mail marketing. Os Estados Unidos, a União Europeia e o Brasil adotam regulamentos que implementam esses sistemas, o Controlling the Assault of Non-Solicited Pornography and Marketing Act (CAN-SPAM), a Diretiva 2002/58/CE e o Código de Autorregulamentação para a prática de E-mail Marketing (CAPEM), respectivamente, os quais são discutidos ao longo deste trabalho. Propõe-se a regulação responsiva da prática de e-mail marketing no Brasil pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados, para aprimorar e tornar eficaz a regulação dessa prática e, assim, garantir a privacidade dos cidadãos. Em resumo, após a análise, conclui-se que a cooperação entre regulador e regulados, incentivada pela regulação responsiva, pode compelir as empresas e indivíduos que realizam e-mail marketing no Brasil a tornarem-se responsáveis pela execução dessa prática em conformidade com o CAPEM e a Lei Geral de Proteção de Dados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMarketing na Internetpt_BR
dc.subject.keywordE-commercept_BR
dc.titleRegulação responsiva da prática de e-mail marketing no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeResponsive Regulation applied to the e-mail marketing in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-21T11:11:07Z-
dc.date.available2019-08-21T11:11:07Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22306-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This final project analyzes the use of commercial e-mail as spam when it violates individuals’ privacy. The discussion begins by an overview of privacy in the digital environment to understand the importance of data protection and consent. Afterwards, the object of this research, e-mail marketing, and the abusive practice of spam are discussed. The systems of opt-in and opt-out consent are presented as a marker to categorize an electronic commercial communication as e-mail marketing. United States, European Union and Brazil adopt regulations that implement those systems: Controlling the Assault of Non-Solicited Pornography and Marketing Act (CAN-SPAM), Directive 2002/58/CE, and Self-regulation Code of E-mail Marketing Practice (CAPEM). These regulations are discussed throughout this paper. Responsive regulation of e-mail marketing adopted in Brazil by the National Data Protection Authority is proposed in order to improve and make the regulation of this practice effective, thus guaranteeing citizens’ privacy. After the analysis, this final project concludes that cooperation between regulator and those it regulates, encouraged by responsive regulation, may compel companies and individuals who do e-mail marketing to comply with CAPEM and the General Data Protection Law.pt_BR
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