Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2213
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RayssaSimoneCampelo.pdf5,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos do Enade 2008 em cursos de pedagogia do Distrito Federal : o que dizem os coordenadores acadêmicos?
Autor(es): Campelo, Rayssa Simone
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Avaliação educacional - ensino superior
Universidades e faculdades - avaliação
Pedagogia
Planejamento educacional
Data de apresentação: 26-Jun-2011
Data de publicação: 19-Dez-2011
Referência: CAMPELO, Rayssa Simone. Efeitos do Enade 2008 em cursos de pedagogia do Distrito Federal: o que dizem os coordenadores acadêmicos? 2011. xii, 122 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho trata de um dos temas de grande visibilidade da educação superior, a avaliação institucional. O estudo teve como referência o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e buscou-se aprofundar, em um de seus instrumentos, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Para a construção dos dados, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa e utilizou-se a análise documental, além de entrevistas semiestruturadas. Para a construção do referencial de análise foram consultados documentos oficiais e publicações de estudiosos e pesquisadores do tema. O objetivo do estudo é analisar os efeitos do uso dos resultados do Enade 2008 na gestão acadêmica dos cursos de Pedagogia de quatro instituições de educação superior do Distrito Federal. Para atingir tal objetivo, foram analisadas quatro entrevistas realizadas com os coordenadores do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Católica de Brasília (UCB), Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e Faculdade Jesus Maria e José (Fajesu). As entrevistas foram realizadas e concedidas pelo Grupo de Estudos de Políticas Públicas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes), vinculado à Faculdade de Educação da UnB. Para melhor compreensão do tema, esta pesquisa procurou discutir o conceito de avaliação e avaliação institucional. Também aborda a trajetória das políticas de avaliação da educação superior e a trajetória da educação superior no Brasil. Dessa forma, a análise dos dados revelou que das quatro instituições investigadas, apenas uma apresenta estratégias para divulgar a avaliação realizada pelo exame. Todas as IES reconhecem a importância do Enade como um dos componentes do Sinaes, mas o reconhecimento não reflete a utilização dos resultados na gestão dos cursos. Assim, na maioria das instituições não existe diálogo com os alunos sobre o Enade. Todos os coordenadores fizeram críticas ao exame. Três instituições utilizam os resultados do Enade na gestão acadêmica do curso, realizando mudanças significativas para a melhoria na qualidade dos cursos ofertados. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study deals with a topic of great visibility of higher education: the institutional assessment. The study had as reference the National System of Evaluation of High Education (Sinaes), especifically one of its instruments: the National Review of Performance of Students (Enade). The methodology was a qualitative approach, document analysis and semi-structured interviews. To construct the analytical framework was used official documents and publications by scholars and researchers of the subject. The research aim was to analyze the effects of using the results of the 2008 Enade at the academic management of Pedagogy of four institutions of higher education in the Federal District. To achieve this goal, four interviews with the coordinators of the Faculty of Education at the University of Brasilia (UnB), Catholic University of Brasilia (UCB), Institute of Higher Education of Brasilia (IESB) and Jesus, Maria e José Faculty (Fajesu) were analyzed. The interviews were conducted and granted by the Group for the Study of Public Policies of Higher Education Evaluation (Gepaes), affiliated with the Faculty of Education at UnB. To better understand the topic, this research sought to discuss the concept of assessment and institutional assessment. Also covers the history of assessment policy of higher education and the evolution of higher education in Brazil. Thus, data analysis reveals that the four institutions surveyed, only one presents strategies for disseminating the assessment by examination. All institutions recognize the importance of Enade as a component of the Sinaes, but recognition does not reflect the use of results in the management of courses. Thus, in most institutions there is no dialogue with students about Enade. All coordinators have criticized the exam. Three institutions use the Enade results in their academic management, making significant changes to improve the quality of courses offered.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: https://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.2213
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons