Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22096
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LarissaCamaraRodriguesBarros_tcc.pdf886,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A abordagem de gênero no currículo da educação infantil e suas implicações nas construções de identidades das crianças
Autor(es): Barros, Larissa Câmara Rodrigues
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Assunto: Identidade de gênero
Educação de crianças
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 4-Jun-2019
Referência: BARROS, Larissa Câmara Rodrigues. A abordagem de gênero no currículo da educação infantil e suas implicações nas construções de identidades das crianças. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar como a escola aborda a identidade de gênero e suas implicações nas construções das identidades no contexto da Educação Infantil, pois se percebe que há pouca discussão sobre como é feita essa abordagem de identidade e se ela pode ou não interferir nas decisões das crianças. Para isto, são postos os seguintes objetivos: analisar a concepção de Gênero que está presente nos documentos curriculares que subsidiam a Educação Infantil; identificar como a escola aborda a identidade de gênero na proposta pedagógica e analisar como as práticas docentes podem influenciar a construção da identidade de gênero e o tratamento desigual das crianças. A fundamentação teórica foi subsidiada pelas principais autoras Guacira Lopes Louro e Nilma Lino Gomes. A metodologia foi feita por uma abordagem qualitativa baseada em estudo de caso numa perspectiva etnográfica. Para tanto, utilizamos análise documental e observação-participante. Ao longo do estudo, foi visto que alguns documentos norteadores traziam a concepção de gênero e outros não a citavam e a Proposta Pedagógica e as práticas pedagógicas se baseiam mais nos interesses particulares da escola e da professora do que nas diretrizes que esses documentos expõem para uma educação voltada para a dignidade da pluralidade humana.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22096
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons