Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Rita Silvana Santana dos | - |
dc.contributor.author | Barros, Larissa Câmara Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Larissa Câmara Rodrigues. A abordagem de gênero no currículo da educação infantil e suas implicações nas construções de identidades das crianças. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo de analisar como a escola aborda a identidade de gênero e suas implicações nas construções das identidades no contexto da Educação Infantil, pois se percebe que há pouca discussão sobre como é feita essa abordagem de identidade e se ela pode ou não interferir nas decisões das crianças. Para isto, são postos os seguintes objetivos: analisar a concepção de Gênero que está presente nos documentos curriculares que subsidiam a Educação Infantil; identificar como a escola aborda a identidade de
gênero na proposta pedagógica e analisar como as práticas docentes podem influenciar a construção da identidade de gênero e o tratamento desigual das crianças. A fundamentação teórica foi subsidiada pelas principais autoras Guacira Lopes Louro e Nilma Lino Gomes. A metodologia foi feita por uma abordagem qualitativa baseada em estudo de caso numa perspectiva etnográfica. Para tanto, utilizamos análise documental e observação-participante. Ao longo do estudo, foi visto que alguns documentos norteadores
traziam a concepção de gênero e outros não a citavam e a Proposta Pedagógica e as práticas pedagógicas se baseiam mais nos interesses particulares da escola e da professora do que nas diretrizes que esses documentos expõem para uma educação voltada para a dignidade da pluralidade humana. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | A abordagem de gênero no currículo da educação infantil e suas implicações nas construções de identidades das crianças | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T11:33:11Z | - |
dc.date.available | 2019-06-04T11:33:11Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22096 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22096 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|