Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22079
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PaulaSabrinaDeSousaTeles_tcc.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas pedagógicas de alfabetização em contexto inclusivo : desafios da atuação docente
Autor(es): Teles, Paula Sabrina de Sousa
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Assunto: Práticas pedagógicas
Alfabetização
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 31-Mai-2019
Referência: TELES, Paula Sabrina De Sousa. Práticas pedagógicas de alfabetização em contexto inclusivo: desafios da atuação docente. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender os desafios do professor na prática pedagógica de alfabetização em contexto inclusivo. Os objetivos específicos que orientaram o processo investigativo foram: a. identificar de que forma o professor elabora o planejamento da prática pedagógica de alfabetização em contexto inclusivo; b. conhecer os métodos e estratégias que o professor utiliza nas práticas pedagógicas de alfabetização; c. verificar de que forma o professor avalia o processo de alfabetização de alunos com necessidades educacionais específicas; d. identificar os desafios da atuação docente no processo de alfabetização em contexto inclusivo. Metodologicamente, a pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, de tipo de estudo de caso e utilizou como instrumentos de geração de dados observação participante (registrada em diário de campo), entrevista semiestruturada com a professora regente da turma pesquisada e análise de documentos (projeto político pedagógico da escola e normativas nacionais e do Distrito Federal). Como resultados da pesquisa, pode-se destacar: i) a trajetória biográfica da professora influenciou a decisão de atuar profissionalmente em contexto inclusivo; ii) o planejamento do processo de alfabetização é orientado pela avaliação dos conhecimentos prévios das crianças; iii) o processo de adequação curricular é realizado pela docente a partir da diversificação de materiais, métodos e estratégias; iv) para a professora os alunos é que são os protagonistas da inclusão escolar e seu papel centra-se na mediação e orientação para que um compreenda a situação do outro; v) no que se referem aos desafios, foram destacados a necessidade de rever o planejamento das aulas a partir do perfil das crianças, o desafio próprio do processo de alfabetização que é complexo e que não advém de uma única metodologia e a necessidade de o professor motivar-se com sua atuação profissional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons