Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Zardo, Sinara Pollom | - |
dc.contributor.author | Teles, Paula Sabrina de Sousa | - |
dc.identifier.citation | TELES, Paula Sabrina De Sousa. Práticas pedagógicas de alfabetização em contexto inclusivo: desafios da atuação docente. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender os desafios do professor na prática pedagógica de alfabetização em contexto inclusivo. Os objetivos específicos que orientaram o processo investigativo foram: a. identificar de que forma o professor elabora o planejamento da prática pedagógica de alfabetização em contexto inclusivo; b. conhecer os métodos e estratégias que o professor utiliza nas práticas pedagógicas de alfabetização; c. verificar de que forma o professor avalia o processo de alfabetização de alunos com necessidades educacionais específicas; d. identificar os desafios da atuação docente no processo de alfabetização em contexto inclusivo. Metodologicamente, a pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, de tipo de estudo de caso e utilizou como instrumentos de geração de dados observação participante (registrada em diário de campo), entrevista semiestruturada com a professora regente da turma pesquisada e análise de documentos (projeto político pedagógico da escola e normativas nacionais e do Distrito Federal). Como resultados da pesquisa, pode-se destacar: i) a trajetória biográfica da professora influenciou a decisão de atuar profissionalmente em contexto inclusivo; ii) o planejamento do processo de alfabetização é orientado pela
avaliação dos conhecimentos prévios das crianças; iii) o processo de adequação curricular é realizado pela docente a partir da diversificação de materiais, métodos e estratégias; iv) para a professora os alunos é que são os protagonistas da inclusão escolar e seu papel centra-se na mediação e orientação para que um compreenda a situação do outro; v) no que se referem aos desafios, foram destacados a necessidade de rever o planejamento das aulas a partir do perfil das crianças, o desafio próprio do processo de alfabetização que é complexo e que não advém de uma única metodologia e a necessidade de o professor motivar-se com sua atuação profissional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas de alfabetização em contexto inclusivo : desafios da atuação docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T15:32:40Z | - |
dc.date.available | 2019-05-31T15:32:40Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22079 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|