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Título: Proposta de um jogo simbólico no ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (CEDEP)
Autor(es): Diniz, Randiê-zaire
Orientador(es): Muniz, Cristiano Alberto
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Matemática - estudo e ensino
Jogos em educação - matemática
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 19-Dez-2011
Referência: DINIZ, Randiê-zaire. Proposta de um jogo simbólico no ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (CEDEP). 2011. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso faz parte do processo de minha atuação e reflexão durante um ano de presença no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (CEDEP) na cidade de Paranoá-DF. Desenvolvi o ensino de matemática das duas operações básicas (adição e subtração) no CEDEP em parceria com o Grupo de ensino-pesquisa-extensão em educação popular (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos) e estudos filosóficos e histórico-culturais da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (GENPEX), no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O GENPEX, grupo coordenado atualmente pelo Professor Doutor Renato Hilário dos Reis, é o braço da UnB no CEDEP no que concerne à alfabetização de jovens e adultos. Utilizei como recurso didático o jogo simbólico junto aos alfabetizandos onde o imaginário retrata uma articulação estabelecida quanto aos dois níveis da realidade: material e das idéias. O jogo pode representar uma simulação matemática na medida em que se caracteriza por ser uma situação simulada, criada para significar um conceito matemático a ser compreendido pelo aluno. E esta situação de 2ª realidade (2° plano), meta-representação, mas próxima da realidade do alfabetizando adulto, é que foi proposta num jogo para catalisar o ensino-aprendizagem do conteúdo de adição e subtração no ensino de matemática na EJA. A ação foi feita em prol de uma educação problematizadora que proporcione uma libertação autêntica, fundamentada nos ensinamentos de Paulo Freire. Constato a significação e os reflexos da utilização desse recurso didático no desenvolvimento dos sujeitos inseridos no contexto da EJA e como o ensino da matemática pode possibilitar a superação das dificuldades pessoais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This conclusion of course work is part of the process of my work and reflection during a year of presence in the Center for Culture and Development Paranoá (CEDEP) in the city of paranoia-DF. Developed the teaching of mathematics of the two basic operations (addition and subtraction) in CEDEP in partnership with the teaching-research-extension of popular education (children, teens, adults and elderly) and philosophical studies and historical-cultural School of Education, University of Brasilia (GENPEX) within the Youth and Adults (EJA). Used as a teaching symbolic play along with where the learners portrays an imaginary connection established on the two levels of reality: material and ideas. The game can represent a mathematical simulation as it is characterized as a simulated situation was created to signify a mathematical concept to be understood by the student. And this unreal situation, but close to the reality of adult literacy, is a game that was proposed to catalyze the teachinglearning content addition and subtraction in math instruction in adult education. The move was made towards a problem-based education that provides an authentic liberation, the teachings of Paulo Freire. Note the significance and consequences of using this teaching tool in the development of the subject within the context of adult education and how mathematics teaching can allow to overcome personal difficulties.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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