Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22056
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BeatrizMacedoRibeiro_tcc.pdf13,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Quando as crianças acreditam que não são capazes : o desafio de trabalhar a autoestima, valorizando as linguagens de expressão
Autor(es): Ribeiro, Beatriz Macedo
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Amor-próprio nas crianças
Autoestima
Comunicação e expressão
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 30-Mai-2019
Referência: RIBEIRO, Beatriz Macedo. Quando as crianças acreditam que não são capazes: o desafio de trabalhar a autoestima, valorizando as linguagens de expressão. 2018. 117 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho enfoca a temática autoestima, em sua relação com a aprendizagem e com o desenvolvimento socioemocional, na perspectiva de Wallon e Vigotski. O principal objetivo foi promover o desenvolvimento da autoestima de crianças no contexto escolar, valorizando suas diversas linguagens de expressão. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa por meio da pesquisa-ação. Foi realizada, no contexto do estágio curricular do curso de Pedagogia, em uma escola púbica do Lago Sul, região administrativa do Distrito Federal, como estudo de caso com cinco crianças do terceiro ano do ensino fundamental. Por meio da observação participativa, escuta sensível, propostas de vivências e atividades pedagógicas, a pesquisadora investigou e trabalhou a autoestima das crianças, privilegiando o uso de diversas linguagens expressivas: corporal, oral, desenho e escrita. O trabalho aponta como é necessário, possível e relevante o trabalho com a autoestima das crianças no contexto escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons