Título: | O olhar do viajante : uma análise semiótica de fotografias de viagem do Instagram |
Autor(es): | Ferrarezi, Fernanda Carvalho |
Orientador(es): | Borges, Priscila Monteiro |
Assunto: | Semiótica Peirce, Charles S. (Charles Sanders), 1839-1914 Instagram (Rede social on-line) Fotografia |
Data de apresentação: | Dez-2018 |
Data de publicação: | 29-Mai-2019 |
Referência: | FERRAREZI, Fernanda Carvalho. O olhar do viajante: uma análise semiótica de fotografias de viagem do Instagram. 2018. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | As novas tecnologias e formas de comunicação acentuam o crescimento constante e
ininterrupto das linguagens. As formas visuais de expressão e comunicação, sobretudo,
parecem estar dominando o mundo no século XXI. Mediadas pela cibercultura e pelos sites e
aplicativos de rede social, as sociedades contemporâneas se vêem diante da inescapabilidade
da imagem, nos mais diversos setores da vida de cada indivíduo. Diante desse contexto, o
Instagram se insere com naturalidade como plataforma em que as formas visuais,
especialmente a fotografia, tem lugar de destaque na interação entre os seus usuários. O
conteúdo temático de viagens foi a linha central selecionada para unir as fotografias, alvo desta
pesquisa. À luz da semiótica de C. S. Peirce, com o intermédio da visão de autores como Lucia
Santaella, tais fotografias publicadas no Instagram são analisadas, no presente trabalho, em
relação à forma como se configuram visualmente. A partir do estudo das noções de signo, seus
fundamentos e sua relação com o referente, principalmente quanto aos conceitos de ícone,
índice, símbolo, se delineou a forma como as fotografias de viagem publicadas no Instagram
se estruturam visualmente. A teoria dos signos peirceana aplicada a esses objetos específicos
possibilitou analisar a predominância de certos elementos semióticos, a fim de se entender as
camadas de sentido que compõem as imagens de viagem publicadas no site e aplicativo de rede
social. A compreensão desses signos, que são as fotografias digitais compartilhadas na Internet,
se mostra fundamental para o desenvolvimento da comunicação e do jornalismo, em tempos
em que a informação assume, cada vez mais, um caráter visual, e transita livremente pela rede,
por meio de dispositivos móveis nunca antes tão presentes no cotidiano dos indivíduos. |
Abstract: | The new technologies and medias accentuate the constant and uninterrupted growth of
languages. The visual forms of expression and communication, above all, seem to be
dominating the world in the 21st century. Mediated by cyberculture and social networking sites
and applications, contemporary societies are faced with the inescapability of the image, in
various sectors of each individual's life. In view of this context, Instagram is naturally inserted
as a platform in which visual forms, especially photography, have a prominent place in the
interaction among its users. The thematic content of travel was the centerline selected to unite
the photographs, the target of this research. In the light of the semiotics of C. S. Peirce, with
the view of authors such as Lucia Santaella, such photographs published on Instagram are
analyzed, in the present work, in relation to the way they are visually configured. From the
study of the notions of sign, its fundamentals and its relation with the referent, especially as to
the concepts of icon, index, symbol, the way the travel photographs published on Instagram
are structured visually was outlined. The Peircean theory of signs applied to these specific
objects allowed analyzing the predominance of certain semiotic elements, in order to
understand the layers of meaning that compose the travel images published on the website and
social network application. The understanding of these signs, which are the digital photographs
shared on the Internet, is fundamental for the development of communication and journalism,
in times when information increasingly assumes a visual character, and freely transits through
the net, through mobile devices never before so present in the daily lives of individuals. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
|