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dc.contributor.advisorBorges, Priscila Monteiro-
dc.contributor.authorFerrarezi, Fernanda Carvalho-
dc.identifier.citationFERRAREZI, Fernanda Carvalho. O olhar do viajante: uma análise semiótica de fotografias de viagem do Instagram. 2018. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018.pt_BR
dc.description.abstractAs novas tecnologias e formas de comunicação acentuam o crescimento constante e ininterrupto das linguagens. As formas visuais de expressão e comunicação, sobretudo, parecem estar dominando o mundo no século XXI. Mediadas pela cibercultura e pelos sites e aplicativos de rede social, as sociedades contemporâneas se vêem diante da inescapabilidade da imagem, nos mais diversos setores da vida de cada indivíduo. Diante desse contexto, o Instagram se insere com naturalidade como plataforma em que as formas visuais, especialmente a fotografia, tem lugar de destaque na interação entre os seus usuários. O conteúdo temático de viagens foi a linha central selecionada para unir as fotografias, alvo desta pesquisa. À luz da semiótica de C. S. Peirce, com o intermédio da visão de autores como Lucia Santaella, tais fotografias publicadas no Instagram são analisadas, no presente trabalho, em relação à forma como se configuram visualmente. A partir do estudo das noções de signo, seus fundamentos e sua relação com o referente, principalmente quanto aos conceitos de ícone, índice, símbolo, se delineou a forma como as fotografias de viagem publicadas no Instagram se estruturam visualmente. A teoria dos signos peirceana aplicada a esses objetos específicos possibilitou analisar a predominância de certos elementos semióticos, a fim de se entender as camadas de sentido que compõem as imagens de viagem publicadas no site e aplicativo de rede social. A compreensão desses signos, que são as fotografias digitais compartilhadas na Internet, se mostra fundamental para o desenvolvimento da comunicação e do jornalismo, em tempos em que a informação assume, cada vez mais, um caráter visual, e transita livremente pela rede, por meio de dispositivos móveis nunca antes tão presentes no cotidiano dos indivíduos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSemióticapt_BR
dc.subject.keywordPeirce, Charles S. (Charles Sanders), 1839-1914pt_BR
dc.subject.keywordInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subject.keywordFotografiapt_BR
dc.titleO olhar do viajante : uma análise semiótica de fotografias de viagem do Instagrampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-29T12:21:09Z-
dc.date.available2019-05-29T12:21:09Z-
dc.date.submitted2018-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22043-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The new technologies and medias accentuate the constant and uninterrupted growth of languages. The visual forms of expression and communication, above all, seem to be dominating the world in the 21st century. Mediated by cyberculture and social networking sites and applications, contemporary societies are faced with the inescapability of the image, in various sectors of each individual's life. In view of this context, Instagram is naturally inserted as a platform in which visual forms, especially photography, have a prominent place in the interaction among its users. The thematic content of travel was the centerline selected to unite the photographs, the target of this research. In the light of the semiotics of C. S. Peirce, with the view of authors such as Lucia Santaella, such photographs published on Instagram are analyzed, in the present work, in relation to the way they are visually configured. From the study of the notions of sign, its fundamentals and its relation with the referent, especially as to the concepts of icon, index, symbol, the way the travel photographs published on Instagram are structured visually was outlined. The Peircean theory of signs applied to these specific objects allowed analyzing the predominance of certain semiotic elements, in order to understand the layers of meaning that compose the travel images published on the website and social network application. The understanding of these signs, which are the digital photographs shared on the Internet, is fundamental for the development of communication and journalism, in times when information increasingly assumes a visual character, and freely transits through the net, through mobile devices never before so present in the daily lives of individuals.pt_BR
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