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Título: Educação infantil bilíngue português-inglês em Brasília : um fenômeno em perspectiva
Autor(es): Passos, Anna Flávia Feitosa
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Educação de crianças
Educação bilíngue
Aquisição da segunda língua
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 29-Mai-2019
Referência: PASSOS, Anna Flávia Feitosa. Educação infantil bilíngue português-inglês em Brasília: um fenômeno em perspectiva. 2018. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Observamos que, com a antecipação do ingresso da criança no ensino fundamental para os seis anos de idade e a incorporação do ensino de línguas em algumas escolas, aspectos referentes à ludicidade estão sendo desprezados, inclusive na Educação Infantil, nos períodos que antecedem o ingresso no primeiro ano. Como está ocorrendo a trajetória dessas crianças em escolas bilíngues português-inglês que se multiplicam exponencialmente pelo país? De que maneira as escolas de bilíngues (inglês/português) de educação infantil em Brasília têm sido capazes de garantir o sucesso do ensino de uma segunda língua e da educação infantil? Face a essas perguntas, o presente estudo teve por objetivos: (1) Mapear as escolas bilíngues português-inglês em Brasília provendo levantamento de métodos, abordagens e perfil da comunidade atendida. (2) Caracterizar metodologias, abordagens e práticas pedagógicas de escolas selecionadas relacionando a perspectiva dos professores e as propostas das escolas (3) Analisar o que profissionais de educação bilíngue dizem a respeito do relacionamento interpessoal com a crescente de escolas bilíngues (4) o que a documentação disponibilizada pelo MEC indica sobre qualidade na educação infantil e o ensino de uma segunda língua para crianças. Foi conduzido um estudo de campo junto à rede privada de escolas de educação infantil e ensino fundamental I no Distrito Federal. Primeiramente foi iniciado a elaboração de um diretório preliminar de escolas bilíngues de ensino português-inglês, com destaque a algumas regiões administrativas do DF. Em um segundo momento, foram selecionadas quatro escolas para fazer um estudo mais aprofundado, com fins à caracterização normativa e qualitativa das práticas e metodologias pedagógicas utilizadas. Foi utilizado um roteiro para mapeamento institucional de cada escola com base na análise de materiais informativos disponíveis digitalmente na rede mundial de computadores e no projeto político pedagógico. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras, algumas das quais compartilharam vídeos de suas práticas de sala de aula. As entrevistas utilizaram roteiro com questões abertas e ocorreu em forma de diálogo livre entre pesquisadora e entrevistada com fins a conhecer as demandas e necessidades do trabalho realizado pelo profissional em seu dia a dia em escolas dessa natureza. A análise contou com a construção de quadros comparativos para ambos os momentos da pesquisa. Foi realizada uma análise comparativa das escolas e uma análise integrativa das demandas das uma análise comparativa dos casos à luz das teorias dialógicas e socioculturais. Foram constatados nos resultados que há inconsistência normativa quanto à especificidade dessas escolas; há carência de formação específica para o profissional que trabalha nesse contexto; há uma importação de métodos e pedagogias de ensino de língua estrangeira e uma desarticulação entre o funcionamento dos dois idiomas na escola. O presente estudo destacou a importância do profissional que trabalha na área de identificar-se e engajar-se com o estudo teórico-prático continuado tendo por base o desenvolvimento da criança, o desenvolvimento da linguagem e o conhecimento específico do fenômeno do bilinguismo de forma crítica e fundamentada.
Abstract: We observed that, with the anticipation of children entering elementary school at age six and the incorporation of language teaching in some schools, aspects of playfulness are being neglected, including in Early Childhood Education, in the periods before first year. How is the trajectory of these children occurring in Portuguese-English bilingual schools that multiply exponentially across the country? How have the bilingual (English / Portuguese) schools of early childhood education in Brasilia been able to guarantee the success of teaching a second language and early childhood education? In view of these questions, the present study had as objectives: (1) To map the Portuguese-English bilingual schools in Brasilia, providing a survey of methods, approaches and profile of the community served. (2) Analyze and characterize methodologies, approaches and pedagogical practices of schools (3) Analyze what bilingual education professionals say about the interpersonal relationship with the growing bilingual schools. (4) what the documentation provided by the MEC indicates about quality in the education of children and the teaching of a second language for children . A field study was conducted with the private network of elementary and junior high schools I in the Federal District. Firstly, a preliminary directory of bilingual schools of Portuguese-English education was started, with emphasis on some administrative regions of the DF. In a second moment, four schools were selected to do a more detailed study, with the purpose to the normative and qualitative characterization of the pedagogical practices and methodologies used. A field study was conducted with the private network of elementary and junior high schools I in the Federal District. Firstly, a preliminary directory of bilingual schools of Portuguese-English education was started, with emphasis on some administrative regions of the DF. In a second moment, four schools were selected to do a more detailed study, with the purpose to the normative and qualitative characterization of the pedagogical practices and methodologies used. A script was used for each school's institutional mapping based on the analysis of informational materials available digitally in the world computer network and in the pedagogical political project. Interviews were conducted with five female teachers, some of whom shared videos of their classroom practices. The interviews used a script with open questions and it took place in the form of free dialogue between researcher and interviewed with aims to know the demands and needs of the work carried out by the professional in their day to day in schools of this nature. The analysis counted on the construction of comparative tables for both moments of the research. A comparative analysis of the schools and an integrative analysis of the demands of a comparative analysis of the cases were carried out in the light of the dialogical and sociocultural theories. It was found in the results that there is normative inconsistency regarding the specification of these schools; there is a lack of specific training for the professional working in this context; there is an import of methods and pedagogies of teaching of foreign language and a disarticulation between the functioning of the two languages in the school. The present study highlighted the importance of the professional working in the area of identifying and engaging with the continued theoretical-practical study based on the child's development, language development and the specific knowledge of the critical bilingualism phenomenon and substantiated.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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