Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado | - |
dc.contributor.author | Passos, Anna Flávia Feitosa | - |
dc.identifier.citation | PASSOS, Anna Flávia Feitosa. Educação infantil bilíngue português-inglês em Brasília: um fenômeno em perspectiva. 2018. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Observamos que, com a antecipação do ingresso da criança no ensino
fundamental para os seis anos de idade e a incorporação do ensino de
línguas em algumas escolas, aspectos referentes à ludicidade estão sendo
desprezados, inclusive na Educação Infantil, nos períodos que antecedem o
ingresso no primeiro ano. Como está ocorrendo a trajetória dessas crianças
em escolas bilíngues português-inglês que se multiplicam exponencialmente pelo
país? De que maneira as escolas de bilíngues (inglês/português) de educação
infantil em Brasília têm sido capazes de garantir o sucesso do ensino de uma
segunda língua e da educação infantil? Face a essas perguntas, o presente
estudo teve por objetivos: (1) Mapear as escolas bilíngues português-inglês em
Brasília provendo levantamento de métodos, abordagens e perfil da comunidade
atendida. (2) Caracterizar metodologias, abordagens e práticas pedagógicas de
escolas selecionadas relacionando a perspectiva dos professores e as propostas
das escolas (3) Analisar o que profissionais de educação bilíngue dizem a respeito
do relacionamento interpessoal com a crescente de escolas bilíngues (4) o que a
documentação disponibilizada pelo MEC indica sobre qualidade na educação infantil
e o ensino de uma segunda língua para crianças. Foi conduzido um estudo de
campo junto à rede privada de escolas de educação infantil e ensino fundamental I
no Distrito Federal. Primeiramente foi iniciado a elaboração de um diretório
preliminar de escolas bilíngues de ensino português-inglês, com destaque a algumas
regiões administrativas do DF. Em um segundo momento, foram selecionadas
quatro escolas para fazer um estudo mais aprofundado, com fins à caracterização
normativa e qualitativa das práticas e metodologias pedagógicas utilizadas. Foi
utilizado um roteiro para mapeamento institucional de cada escola com base na
análise de materiais informativos disponíveis digitalmente na rede mundial de
computadores e no projeto político pedagógico. Foram realizadas entrevistas com
cinco professoras, algumas das quais compartilharam vídeos de suas práticas de
sala de aula. As entrevistas utilizaram roteiro com questões abertas e ocorreu em
forma de diálogo livre entre pesquisadora e entrevistada com fins a conhecer as
demandas e necessidades do trabalho realizado pelo profissional em seu dia a dia
em escolas dessa natureza. A análise contou com a construção de quadros
comparativos para ambos os momentos da pesquisa. Foi realizada uma análise
comparativa das escolas e uma análise integrativa das demandas das uma análise
comparativa dos casos à luz das teorias dialógicas e socioculturais. Foram
constatados nos resultados que há inconsistência normativa quanto à especificidade
dessas escolas; há carência de formação específica para o profissional que trabalha
nesse contexto; há uma importação de métodos e pedagogias de ensino de língua
estrangeira e uma desarticulação entre o funcionamento dos dois idiomas na escola.
O presente estudo destacou a importância do profissional que trabalha na área de
identificar-se e engajar-se com o estudo teórico-prático continuado tendo por base o
desenvolvimento da criança, o desenvolvimento da linguagem e o conhecimento
específico do fenômeno do bilinguismo de forma crítica e fundamentada. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.title | Educação infantil bilíngue português-inglês em Brasília : um fenômeno em perspectiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T12:08:45Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T12:08:45Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22042 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | We observed that, with the anticipation of children entering elementary school at age
six and the incorporation of language teaching in some schools, aspects of
playfulness are being neglected, including in Early Childhood Education, in the
periods before first year. How is the trajectory of these children occurring in
Portuguese-English bilingual schools that multiply exponentially across the country?
How have the bilingual (English / Portuguese) schools of early childhood education in
Brasilia been able to guarantee the success of teaching a second language and early
childhood education? In view of these questions, the present study had as objectives:
(1) To map the Portuguese-English bilingual schools in Brasilia, providing a survey of
methods, approaches and profile of the community served. (2) Analyze and
characterize methodologies, approaches and pedagogical practices of schools (3)
Analyze what bilingual education professionals say about the interpersonal
relationship with the growing bilingual schools. (4) what the documentation provided
by the MEC indicates about quality in the education of children and the teaching of a
second language for children . A field study was conducted with the private network of
elementary and junior high schools I in the Federal District. Firstly, a preliminary
directory of bilingual schools of Portuguese-English education was started, with
emphasis on some administrative regions of the DF. In a second moment, four
schools were selected to do a more detailed study, with the purpose to the normative
and qualitative characterization of the pedagogical practices and methodologies
used. A field study was conducted with the private network of elementary and junior
high schools I in the Federal District. Firstly, a preliminary directory of bilingual
schools of Portuguese-English education was started, with emphasis on some
administrative regions of the DF. In a second moment, four schools were selected to
do a more detailed study, with the purpose to the normative and qualitative
characterization of the pedagogical practices and methodologies used. A script was
used for each school's institutional mapping based on the analysis of informational
materials available digitally in the world computer network and in the pedagogical
political project. Interviews were conducted with five female teachers, some of whom
shared videos of their classroom practices. The interviews used a script with open
questions and it took place in the form of free dialogue between researcher and
interviewed with aims to know the demands and needs of the work carried out by the
professional in their day to day in schools of this nature. The analysis counted on the
construction of comparative tables for both moments of the research. A comparative
analysis of the schools and an integrative analysis of the demands of a comparative
analysis of the cases were carried out in the light of the dialogical and sociocultural
theories. It was found in the results that there is normative inconsistency regarding
the specification of these schools; there is a lack of specific training for the
professional working in this context; there is an import of methods and pedagogies of
teaching of foreign language and a disarticulation between the functioning of the two
languages in the school. The present study highlighted the importance of the
professional working in the area of identifying and engaging with the continued
theoretical-practical study based on the child's development, language development
and the specific knowledge of the critical bilingualism phenomenon and
substantiated. | pt_BR |
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