Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22019
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NataliaRibeiroLevyBoquady_tcc.pdf852,39 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAguiar, Alexandre Kehrig Veronese-
dc.contributor.advisorCarvalho Neto, Tarcísio Vieira de-
dc.contributor.authorBoquady, Natália Ribeiro Levy-
dc.identifier.citationBOQUADY, Natália Ribeiro Levy. Democracia e internet: os impactos das mídias digitais nas eleições gerais de 2018. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento da internet inaugurou um novo paradigma da comunicação, marcado pela velocidade, pela ausência de fronteiras e pela imensa quantidade de informações. Esse novo modelo comunicacional promoveu transformações irreversíveis nas organizações sociais e em suas instituições tradicionais, em especial as instituições democráticas. De início, as novas tecnologias são associadas à potencialização da democracia, por dar a todos os seus usuários o direito a uma voz. No entanto, os atuais arranjos comunicacionais em rede são construídos com base em uma lógica de mercado, em que os provedores de conteúdos têm por finalidade atrair os usuários para que consumam cada vez mais os seus produtos. Para isso, são utilizadas ferramentas de coleta de dados pessoais dos internautas para identificar seus interesses, customizando conteúdos para atrair a sua atenção. Essa nova arquitetura da rede pode promover a difusão de informações incompletas ou até mesmo falsas com a intenção de provocar algum tipo de reação ou comportamento dos usuários, manipulando suas escolhas. No período eleitoral, em especial, em que os cidadãos devem escolher seus representantes, o problema da desinformação é ainda mais grave. As consequências desses novos arranjos comunicacionais já foram sentidas em processos eleitorais de alguns países, e as eleições gerais brasileiras de 2018 foram o último capítulo dessa história. Este trabalho, então, tem por objetivo analisar os impactos das novas mídias digitais no processo eleitoral brasileiro de 2018. Desta forma, por meio do estudo de referências bibliográficas, são analisadas, em primeiro lugar, a relação entre internet e democracia, tendo por base o seu potencial de aproximar pessoas e promover o debate público. Examina-se, depois, as novas estruturas de rede baseadas na economia de dados e seus potenciais riscos ao processo democrático. Por fim, é realizado um estudo sobre quais foram as influências das redes digitais no pleito eleitoral de 2018, quais foram os desafios ao debate democrático e como eles foram enfrentados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEleiçõespt_BR
dc.subject.keywordMídia e políticapt_BR
dc.subject.keywordComunicação na políticapt_BR
dc.subject.keywordComunicação de massa - aspectos políticospt_BR
dc.titleDemocracia e internet : os impactos das mídias digitais nas eleições gerais de 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-16T13:23:03Z-
dc.date.available2019-05-16T13:23:03Z-
dc.date.submitted2018-11-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22019-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The development of the Internet delivered a new paradigm of communication. This new paradigm is marked by its speed, the absence of borders and the huge amount of information. This new communication model has promoted irreversible transformations in social organizations and in traditional institutions, especially democratic institutions. Initially, new technologies are associated with the empowerment of democracy, giving all its users the right to a voice. However, the current network communication arrangements are built based on a market logic, in which content providers aim to attract users to increasingly consume their products. So, users’ personal data is collected to identify their interests and customize content to attract their attention. This new network architecture can promote the dissemination of incomplete or even fake information with the in order to provoke some determined reactions or behaviors in users, manipulating their choices. In the election period, in particular, where citizens must choose their representatives, the problem of misinformation is even more serious. The results of these new communication arrangements have already been felt in electoral processes in some countries, and the Brazilian 2018 general elections were the last chapter of this story. This work, therefore, aims to analyze the impacts of the new digital media in the 2018 Brazilian electoral process. In this sense, through the study of bibliographical references, the relationship between the Internet and democracy is analyzed, based on its potential to bring people together and promote public debate. Then, the new data-centered network structures and their potential risks to the democratic process are examined. Finally, a study is carried out on what were the influences of the digital networks in the election campaign of 2018, what were the challenges to the democratic debate and how were they faced.pt_BR
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons