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https://bdm.unb.br/handle/10483/21964
Título: | Análise de flambagem em placas reforçadas |
Autor(es): | Vidal, Larissa Lourrane Torres |
Orientador(es): | Andrianov, Artem |
Assunto: | Indústria aeroespacial Placas (Engenharia) Usinagem |
Data de apresentação: | 26-Fev-2019 |
Data de publicação: | 7-Mai-2019 |
Referência: | VIDAL, Larissa Lourrane Torres. Análise de flambagem em placas reforçadas. 2019. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Placas planas e reforçadas são estruturas comumente utilizadas na indústria aeronáutica,
geralmente atuam como revestimento e suportam diferentes tipos de esforços solicitantes.
Estas placas são fabricadas de diversas formas, no presente trabalho é analisada as placas
fabricadas pelo método de usinagem. A flambagem nestas placas ocorrem quando as
mesmas são submetidas a carregamentos compressivos.
Este trabalho apresenta uma análise de placas planas e reforçadas com diferentes geometrias
de seção transversal quando submetidas ao fenômeno de flambagem. Mostra-se as
tensões críticas para cada geometria e os diferentes casos em que estas poderão flambar,
assim, inferindo qual o caso mais crítico e a melhor placa a ser utilizada na indústria
aeronáutica. Apresenta-se também uma análise sensibilidade de cada placa por meio do
redimensionamento da seção transversal com o objetivo de observar como as cargas distribuidas
se comportam. Por fim, faz-se uma análise numérica para conferência dos resultados
analíticos. |
Abstract: | Plates and reinforced plates are common structures in aeronautical industry, which act as
routers and support different types of requesting efforts. These plates are manufactured
in various ways and are not presented as plates manufactured by the machining method.
The buckling in these plates occurs when they are subjected to compressible loads.
This work presents an analysis of reinforced plates with different cross section geometries
when subjected to the buckling phenomenon. It shows the critical tensions for each geometry
and the different cases in which they can buckling, thus inferring which is the
most critical case and the best board to be used in the aeronautical industry. A sensorial
analysis of each plate is also presented by resizing the cross section. Finally, a numerical
analysis is carried out to organize the analytical results. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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