Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21949
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JessicaMamedeCostaCampos_tcc.pdf3,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A jornada : uma narrativa sobre a experiência audiovisual em uma escola inovadora
Autor(es): Campos, Jéssica Mamede Costa
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Práticas pedagógicas
Escolas
Educação
Data de apresentação: 4-Dez-2017
Data de publicação: 6-Mai-2019
Referência: CAMPOS, Jéssica Mamede Costa. A jornada: uma narrativa sobre a experiência audiovisual em uma escola inovadora. 2017. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)— Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral registrar e problematizar a experiência vivida ao longo de seis meses na Associação Pró – Educação Vivendo e Aprendendo, especialmente na Escola Vivendo e Aprendendo Fundamental. Discorre sobre a vivência e a experiência da autora nas práticas pedagógicas da escola, com objetivo de provocar e motivar uma nova maneira de enxergar alternativas de aprendizagem na qual normalmente não são utilizadas, descobrindo novos caminhos e metodologias de ensinar e aprender. A autora utiliza três linguagens das artes: a música, em que conta sua formação educativa; a literatura com a qual faz um conto sobre o relato de sua experiência e por fim, como projeto final, a realização audiovisual com a produção de um vídeo. Para esse registro e problematização os autores Freire (2003), Boles (2017), Rolnik (1992), Moran (1995) e Rodrigues (2012) foram os norteadores da significação dada às linguagens escolhidas para o trabalho. Este trabalho nos leva a considerar que a autora criou um ambiente dinâmico, proporcionando uma maior participação e uma experiência de aprendizagem mais rica para os estudantes que só foi possível, pois o lugar onde estava, a escola Vivendo e Aprendendo Fundamental, é um lugar novo e aberto que se constitui como um espaço de educação onde as crianças são as principais personagens.
Abstract: The current essay has the general objective of registering and problematizing the experience over the course of six months at Associação Pró – Educação Vivendo e Aprendendo, especially at Escola Vivendo e Aprendendo Fundamental. It discusses the experience of the author on the pedagogical practices of the school, to motivate a new way to find alternatives of apprenticeship that are not normally used, discovering new paths and methodologies to teach and learn. The author uses three artistic languages: music, through which she talks about her educational background; literature, with the writing of a tale about her experience; and the final project, an audiovisual realization with video production. For the elaboration of this work, authors Freire (2003), Boles (2017), Rolnik (1992), Moran (1995) and Rodrigues (2012) were used as guides to comprehend the meaning of the chosen forms of artistic languages. This study leads us to consider that the author has created a dynamic environment, providing a more substantial participation and a richer learning experience for the student, that was only possible because the school is new, open minded and a place where the children are the protagonists.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons