Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21890
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuisaCarvalhoXavier_tcc.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comparação entre o modelo de gestão do esporte universitário brasileiro com o dos Estados Unidos da América
Autor(es): Xavier, Luisa Carvalho
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Esportes - administração
Esportes universitários
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 24-Abr-2019
Referência: XAVIER, Luisa Carvalho. Comparação entre o modelo de gestão do esporte universitário brasileiro com o dos Estados Unidos da América. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho propôs investigar semelhanças e diferenças entre os modelos de gestão do Esporte Universitário do Brasil e dos Estados Unidos. O objetivo geral da pesquisa foi o de comparar o modelo de gestão das organizações representantes do esporte universitário nos dois países, CBDU no Brasil, NCAA e U.S IUSF nos Estados Unidos. Como objetivos específicos, o estudo descreveu a estrutura, os processos e as ferramentas da gestão do esporte universitário. Os resultados da pesquisa mostraram que o esporte universitário brasileiro não se baseia em um modelo de gestão, e definir a estrutura organizacional da CBDU, um propósito para a Organização e traçar um planejamento estratégico podem ser os fatores que faltam para a Confederação continuar e potencializar o seu crescimento e desenvolvimento. As duas organizações desporto Universitário avaliadas nos Estados Unidos, NCAA e U.S. IUSF se baseiam em uma gestão estratégica para conduzir os recursos, a estrutura organizacional, as ações, os resultados e os seus produtos. A utilização da gestão estratégica pode ser um fator importante na identificação das empresas patrocinadoras com as Organizações. As organizações pesquisadas dos dois países apresentam semelhanças nas suas atividades fins, tipo de organização e funcionalidade dentro da estrutura do esporte universitário nos países. Porém, nos Estados Unidos, as instituições utilizam uma gestão estratégica que influenciam e definem sua estrutura e os processos. No Brasil, a CBDU não executa gestão estratégica, e nem apresenta estrutura e processos bem definidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons