Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21790
Título: | Jogos e brincadeiras na infância : o Projeto Educação com Movimento e a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental no Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Alex Marra da |
Orientador(es): | Figueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha |
Assunto: | Educação física escolar Brincadeiras Atividades lúdicas |
Data de apresentação: | Dez-2017 |
Data de publicação: | 11-Abr-2019 |
Referência: | SILVA, Alex Marra da. Jogos e brincadeiras na infância: o Projeto Educação com Movimento e a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental no Distrito Federal. 2017. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A Educação Física tem sofrido transformações importantes ao longo dos anos, e para uma boa atuação profissional o professor de Educação física deve conhecer em profundidade elementos importantes, assim como novas propostas e métodos que possam ser utilizados. Os jogos e as brincadeiras na infância promovem uma formação motora, cognitiva e social e considerando esta importância este trabalho tem o objetivo de identificar e problematizar os jogos e brincadeiras, como método e conteúdo, trabalhadas na Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir do Projeto Educação com Movimento, da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A metodologia utilizada foi um estudo exploratório com abordagem qualitativa com utilização de levantamento bibliográfico e documental. Por fim, observou-se que experiências como a estudada, de inserção dos professores de Educação Física nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, tem sido inovadoras e que do papel da escola e do professor são exigidos cada vez mais uma atuação voltada para o desenvolvimento do movimento e para a consciência corporal. O Projeto colaborou de forma transformadora ao introduzir nos espaços de educação pública conhecimentos ainda inexplorados nestes espaços alcançando com destaque a educação como ferramenta de inclusão. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.