Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21790
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlexMarraDaSilva_tcc.pdf688,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos e brincadeiras na infância : o Projeto Educação com Movimento e a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental no Distrito Federal
Autor(es): Silva, Alex Marra da
Orientador(es): Figueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha
Assunto: Educação física escolar
Brincadeiras
Atividades lúdicas
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 11-Abr-2019
Referência: SILVA, Alex Marra da. Jogos e brincadeiras na infância: o Projeto Educação com Movimento e a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental no Distrito Federal. 2017. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A Educação Física tem sofrido transformações importantes ao longo dos anos, e para uma boa atuação profissional o professor de Educação física deve conhecer em profundidade elementos importantes, assim como novas propostas e métodos que possam ser utilizados. Os jogos e as brincadeiras na infância promovem uma formação motora, cognitiva e social e considerando esta importância este trabalho tem o objetivo de identificar e problematizar os jogos e brincadeiras, como método e conteúdo, trabalhadas na Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir do Projeto Educação com Movimento, da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A metodologia utilizada foi um estudo exploratório com abordagem qualitativa com utilização de levantamento bibliográfico e documental. Por fim, observou-se que experiências como a estudada, de inserção dos professores de Educação Física nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, tem sido inovadoras e que do papel da escola e do professor são exigidos cada vez mais uma atuação voltada para o desenvolvimento do movimento e para a consciência corporal. O Projeto colaborou de forma transformadora ao introduzir nos espaços de educação pública conhecimentos ainda inexplorados nestes espaços alcançando com destaque a educação como ferramenta de inclusão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.