Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2176
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SebastianaCeciliaRamosDutraBorges.pdf533,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da parceria escola-família para a inclusão de alunos com baixa visão
Autor(es): Borges, Sebastiana Cecília Ramos Dutra
Orientador(es): Vasconcelos, Riane Natália Soares
Assunto: Deficientes visuais
Educação inclusiva
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 2-Dez-2011
Referência: BORGES, Sebastiana Cecília Ramos Dutra. A importância da parceria escola-família para a inclusão de alunos com baixa visão. 2011. 75 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O trabalho aqui apresentado é o resultado de pesquisa feita em escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e que tem por objetivo verificar a importância da parceria escola-família para a inclusão de alunos com baixa visão. Para isso, é importante a apresentação do conceito, a classificação, a etiologia e os sintomas que sinalizam a deficiência visual, bem como a identificação do conceito de educação inclusiva com fundamentação legal e pressupostos, apontando o papel da escola como incentivadora da família no processo da inclusão e por fim a investigação da importância da parceria escola-família no processo inclusivo. A metodologia utilizada para a coleta de dados ocorreu através de pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevista semi-estruturada a professores que atuam com alunos que têm deficiência visual (baixa visão) em classes regulares, a professora da sala de recursos que atende alunos com deficiência visual e uma mãe de aluna deficiente visual. Além das entrevistas, foi necessário realizar uma revisão bibliográfica com autores de obras sobre inclusão e deficiência visual. Nos resultados encontrados, foi possível constatar a importância da escola e da família estar em sintonia para que a criança deficiente visual possa ter um atendimento que realmente atenda suas necessidades e também que os professores sejam capacitados para dar um atendimento cada vez melhor a esses alunos. A inclusão na escola pública é cada vez maior e cabe a ela desenvolver estratégias para que a parceria com a família seja eficiente. Que a família se sinta segura, tendo apoio no trato com suas crianças que tanto necessitam de um processo inclusivo capaz de atendê-las de forma adequada em ambas as instituições.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons