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Título: O relacionamento professor-aluno na educação infantil : observações de vínculos corriqueiros em sala de aula com crianças de 1 a 2 anos participantes de uma creche do DF
Autor(es): Dias, Beatriz Simão
Orientador(es): Rengifo Herrera, Francisco José
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Emoções nas crianças
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 5-Abr-2019
Referência: DIAS, Beatriz Simão. O relacionamento professor-aluno na educação infantil: observações de vínculos corriqueiros em sala de aula com crianças de 1 a 2 anos participantes de uma creche do DF. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho buscou contribuir com questões referentes à afetividade na Educação Infantil como forma de desenvolvimento e aprendizagem em situações corriqueiras na creche, considerando diversos fatores importantes acerca do assunto. Com embasamento em uma perspectiva semiótico-cultural, que define a cultura como essencial e formadora do ser humano, destacamos conceitos importantes e referentes à criança de zero a cinco anos segundo aspectos educacionais. O objetivo deste trabalho é identificar, nos vínculos afetivos, ações que podem contribuir para o desenvolvimento integral da criança. As observações, registradas na metodologia, foram divididas em situações, que evidenciaram a importância de vínculos afetivos constantes em espaços escolares. As categorias utilizadas para auxiliar as análises levaram em consideração as observações e entrevistas feitas com professoras, exemplificando o papel essencial do professor como mediador da aprendizagem em processos de afetividade. Os resultados do estudo evidenciam como momentos e interações corriqueiras envolvem ações/sentimentos, como empatia, reconhecimento do outro, acolhimento e contato físico, necessários para o desenvolvimento infantil
Abstract: This work sought to contribute to issues related to affectivity in Child Education as a way of development and learning in common situations in the day care center, considering several important factors on the subject. Based on a semiotic-cultural perspective, which defines culture as essential and formative of the human being, we highlight important concepts referring to children from 0 to 5 years in educational aspects. The objective of this work is to identify in affective bonds actions that can contribute to the integral development of the child. The observations, recorded in the methodology, were divided into situations, which evidenced the importance of constant affective bonds in school spaces. The categories used to support the analyzes took into account the observations and interviews made with teachers, exemplifying the essential role of the teacher as mediator of learning in affective processes. The results of the study show how moments and commonplace interactions involve actions/feelings, such as empathy, recognition of the other, welcoming and physical contact, necessary for child development. Key-words:
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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