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dc.contributor.advisorRengifo Herrera, Francisco José-
dc.contributor.authorDias, Beatriz Simão-
dc.identifier.citationDIAS, Beatriz Simão. O relacionamento professor-aluno na educação infantil: observações de vínculos corriqueiros em sala de aula com crianças de 1 a 2 anos participantes de uma creche do DF. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou contribuir com questões referentes à afetividade na Educação Infantil como forma de desenvolvimento e aprendizagem em situações corriqueiras na creche, considerando diversos fatores importantes acerca do assunto. Com embasamento em uma perspectiva semiótico-cultural, que define a cultura como essencial e formadora do ser humano, destacamos conceitos importantes e referentes à criança de zero a cinco anos segundo aspectos educacionais. O objetivo deste trabalho é identificar, nos vínculos afetivos, ações que podem contribuir para o desenvolvimento integral da criança. As observações, registradas na metodologia, foram divididas em situações, que evidenciaram a importância de vínculos afetivos constantes em espaços escolares. As categorias utilizadas para auxiliar as análises levaram em consideração as observações e entrevistas feitas com professoras, exemplificando o papel essencial do professor como mediador da aprendizagem em processos de afetividade. Os resultados do estudo evidenciam como momentos e interações corriqueiras envolvem ações/sentimentos, como empatia, reconhecimento do outro, acolhimento e contato físico, necessários para o desenvolvimento infantilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordEmoções nas criançaspt_BR
dc.titleO relacionamento professor-aluno na educação infantil : observações de vínculos corriqueiros em sala de aula com crianças de 1 a 2 anos participantes de uma creche do DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T13:40:17Z-
dc.date.available2019-04-05T13:40:17Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21750-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work sought to contribute to issues related to affectivity in Child Education as a way of development and learning in common situations in the day care center, considering several important factors on the subject. Based on a semiotic-cultural perspective, which defines culture as essential and formative of the human being, we highlight important concepts referring to children from 0 to 5 years in educational aspects. The objective of this work is to identify in affective bonds actions that can contribute to the integral development of the child. The observations, recorded in the methodology, were divided into situations, which evidenced the importance of constant affective bonds in school spaces. The categories used to support the analyzes took into account the observations and interviews made with teachers, exemplifying the essential role of the teacher as mediator of learning in affective processes. The results of the study show how moments and commonplace interactions involve actions/feelings, such as empathy, recognition of the other, welcoming and physical contact, necessary for child development. Key-words:pt_BR
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