Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21685
Título: | Comunidade de aprendizagem : novas práticas em educação |
Autor(es): | Vicentim, Fabiana Moreira |
Orientador(es): | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal |
Assunto: | Educação - participação dos pais Comunidade e escola |
Data de apresentação: | 6-Jul-2018 |
Data de publicação: | 22-Mar-2019 |
Referência: | VINCENTIM, Fabiana Moreira. Comunidade de aprendizagem: novas práticas em educação. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho teve o objetivo de investigar o conceito de comunidade de
aprendizagem e quais perspectivas de educação e aprendizagem o conceito propõe.
A intenção também foi apresentar algumas Comunidades de Aprendizagem
existentes e investigar alguns princípios da aprendizagem dialógica relacionados às
CAs. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio da sistematização e
síntese das informações obtidas a partir da leitura de artigos científicos, livros e
dissertações que abordam o conceito. Os conceitos norteadores foram alicerçados
em teóricos como Mello e Braga (2012,2014) e Freire (1980, 1985,
1987,1996,1997,2003). Consideramos que uma comunidade de aprendizagem está
para além de ser um espaço que integra estudantes, professores e família, trata-se
de um campo de possibilidades com vistas à transformação social a partir da
construção de um sentimento de pertença responsável a um coletivo e a promoção
de uma aprendizagem que permita o autoconhecimento, autonomia e a participação
ativa do sujeito em seu processo de desenvolvimento. Trata-se de uma proposta de
educação e de aprendizagem que ressalta o caráter social desses processos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons