Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21685
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FabianaMoreiraVicentini_tcc.pdf571,85 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorVicentim, Fabiana Moreira-
dc.identifier.citationVINCENTIM, Fabiana Moreira. Comunidade de aprendizagem: novas práticas em educação. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve o objetivo de investigar o conceito de comunidade de aprendizagem e quais perspectivas de educação e aprendizagem o conceito propõe. A intenção também foi apresentar algumas Comunidades de Aprendizagem existentes e investigar alguns princípios da aprendizagem dialógica relacionados às CAs. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio da sistematização e síntese das informações obtidas a partir da leitura de artigos científicos, livros e dissertações que abordam o conceito. Os conceitos norteadores foram alicerçados em teóricos como Mello e Braga (2012,2014) e Freire (1980, 1985, 1987,1996,1997,2003). Consideramos que uma comunidade de aprendizagem está para além de ser um espaço que integra estudantes, professores e família, trata-se de um campo de possibilidades com vistas à transformação social a partir da construção de um sentimento de pertença responsável a um coletivo e a promoção de uma aprendizagem que permita o autoconhecimento, autonomia e a participação ativa do sujeito em seu processo de desenvolvimento. Trata-se de uma proposta de educação e de aprendizagem que ressalta o caráter social desses processos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação - participação dos paispt_BR
dc.subject.keywordComunidade e escolapt_BR
dc.titleComunidade de aprendizagem : novas práticas em educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-22T14:19:55Z-
dc.date.available2019-03-22T14:19:55Z-
dc.date.submitted2018-07-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21685-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons