Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21685
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FabianaMoreiraVicentini_tcc.pdf571,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comunidade de aprendizagem : novas práticas em educação
Autor(es): Vicentim, Fabiana Moreira
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação - participação dos pais
Comunidade e escola
Data de apresentação: 6-Jul-2018
Data de publicação: 22-Mar-2019
Referência: VINCENTIM, Fabiana Moreira. Comunidade de aprendizagem: novas práticas em educação. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de investigar o conceito de comunidade de aprendizagem e quais perspectivas de educação e aprendizagem o conceito propõe. A intenção também foi apresentar algumas Comunidades de Aprendizagem existentes e investigar alguns princípios da aprendizagem dialógica relacionados às CAs. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio da sistematização e síntese das informações obtidas a partir da leitura de artigos científicos, livros e dissertações que abordam o conceito. Os conceitos norteadores foram alicerçados em teóricos como Mello e Braga (2012,2014) e Freire (1980, 1985, 1987,1996,1997,2003). Consideramos que uma comunidade de aprendizagem está para além de ser um espaço que integra estudantes, professores e família, trata-se de um campo de possibilidades com vistas à transformação social a partir da construção de um sentimento de pertença responsável a um coletivo e a promoção de uma aprendizagem que permita o autoconhecimento, autonomia e a participação ativa do sujeito em seu processo de desenvolvimento. Trata-se de uma proposta de educação e de aprendizagem que ressalta o caráter social desses processos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons