Título: | A normatização do ensino religioso no ensino fundamental : análise do ingresso da base nacional comum curricular ao ordenamento jurídico interno |
Autor(es): | Araújo, Gustavo Alessandro Vilarinho de |
Orientador(es): | Oliveira, Paulo Henrique Blair de |
Assunto: | Ensino religioso escolar Laicidade (Religião) Currículo escolar |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 20-Mar-2019 |
Referência: | ARAÚJO, Gustavo Alessandro Vilarinho de. A normatização do ensino religioso no ensino fundamental: análise do ingresso da base nacional comum curricular ao ordenamento jurídico interno. 2018. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A perspectiva contemporânea a respeito do fenômeno religioso é muita carregada de
paixões, pois enquanto se identificam indivíduos fundamentalistas os quais buscam impor
uma visão moral de mundo dentro do cenário político, também não faltam sujeitos que
corroboram com a ideia de que o espaço público tem de ser asséptico em relação a convicções
privadas. Essa questão agrava-se ainda mais quando se trata do sistema educacional e, em
particular, do Ensino Religioso nas escolas. O intuito do trabalho será o de analisar o ingresso
da Base Nacional Comum Curricular ao ordenamento jurídico brasileiro, no que se refere
essencialmente à parte do Ensino Religioso. Assim, serão trabalhadas as compreensões
apresentadas na sociedade moderna em relação ao processo de secularização, sobretudo,
através da identificação de sistemas sociais de Luhmann e da interação dos sujeitos na esfera
pública habermasiana em vias de estabelecer uma ação comunicativa no cenário democrático.
Ademais, serão apresentados os princípios da laicidade estatal e da liberdade religiosa a fim
de se verificar o conflito aparente entre ambos dentro do âmbito constitucional. Além disso,
serão analisadas as possíveis repercussões que a base promoverá na seara jurídica com as
diferentes modalidades de ensino dessa disciplina. Por fim, com o uso de uma teoria do
direito de Dworkin, será apresentada uma visão que preencha a capacidade que a Constituição
tem de ser analisada sob um viés interpretativo de modo que promova a igual consideração e
respeito ao construir o direito diante do aspecto da integridade. |
Abstract: | The contemporary perspective about the religious phenomenon is full of passions,
because while it is possible to identify fundamentalist individuals who try to impose a moral
vision of the world into the political scenario, it’s also possible to identify some people who
agree with the ideia that the public space has to be aseptic to the private convictions. That
question aggravates even more the situation when it is related to the educational system and,
in particular, to the religious education at schools. This work’s aim is analyze the admission
of National Curriculum Commom Base in Brazilian law, essentially the religious educational
section. Furthermore, the understandings presented in modern society related to the
secularization process will be worked, mainly, through the Luhmann’s social system
identification and the interaction among subjects in the Habermas’s public sector to establish
a comunicative action into the democratic scenario. Also, the secular state and the religious
freedom principles will be showed to verify the apparent conflict between them into the
constitucional environment. Moreover, the possible effects that the base can promote in the
law area will be analyzed when it interacts with different modalities of the religious
education. Thus, based on a Dworkin’s law theory, a vision that fills the Constitution capacity
will be exposed under the interpretative bias in a way that encourages equal concern and
respect when building the law in the face of the integrity aspect. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018. |
Aparece na Coleção: | Direito
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