Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21649
Título: | As interações comunicativas da criança no contexto da educação bilíngue |
Autor(es): | Borges, Júlia Mello |
Orientador(es): | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado |
Assunto: | Educação de crianças Educação bilíngue Linguagem e educação |
Data de apresentação: | 21-Jun-2018 |
Data de publicação: | 19-Mar-2019 |
Referência: | BORGES, Júlia Mello. As interações comunicativas da criança no contexto da educação bilíngue. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho trata do tema educação bilíngue. O mesmo teve por objetivo
discutir, a partir do livro de Bruner, Como As Crianças Aprendem a Falar, em
contrapartida com as ideias de outros autores das teorias de comunicação e de práticas
pedagógicas, e analisar os aspectos do desenvolvimento da linguagem em uso nas
interações comunicativas das crianças em processo de imersão em uma escola de
educação infantil bilíngue inglês-português. Utilizando-se de literatura selecionada
acerca da educação bilíngue, a situação atual do bilinguismo no Brasil, o entendimento
do que é aceito em consenso como bilíngue, e como a relação presente de sala de aula
pode vir a afetar o desenvolvimento cognitivo e o desempenho acadêmico de alunos da
educação infantil nestas escolas, pretendeu-se analisar cenas ocorridas em espaços de
imersão na língua inglesa, buscando discutir o papel da criança como agente neste
processo tão delicado e ainda pouco estudado. |
Abstract: | This paper deals with the topic of bilingual education. The purpose of this study was to
discuss, from Bruner's book Child’s Talk, in counterpart with the ideas of other authors
of communication theories and pedagogical practices, and to analyze the aspects of the
language development in use in the interactions of children in the process of immersion
in an English-Portuguese bilingual Using selected literature on bilingual education, the
current situation of bilingualism in Brazil, the understanding of what is accepted as a
bilingual consensus, and how the present classroom relationship may affect cognitive
development and academic performance of children's education students in these
schools, it was intended to analyze scenes in immersion spaces in the English language,
seeking to discuss the role of the child as an agent in this delicate and yet little studied
process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons