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Título: Culturas infantis : as donas da brincadeira na hora do parque
Autor(es): Assis, Samuel Gabriel
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Educação de crianças
Brincadeiras
Interação social em crianças
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 24-Mai-2018
Data de publicação: 19-Mar-2019
Referência: ASSIS, Samuel Gabriel. Culturas infantis: as donas da brincadeira na hora do parque. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta monografia tem por objetivo investigar as relações das crianças de três e quatro anos em situação de brincadeira livre na escola na perspectiva da proteção do espaço interativo. Os objetivos específicos foram: (i) identificar aspectos da dinâmica das interações na brincadeira que possam informar sobre relações de dominância entre os pares; (ii) identificar as estratégias de acesso às brincadeiras utilizadas pelas crianças; (iii) e analisar as formas de saída e de finalização da brincadeira. Ela se encontra dentro do campo da infância, da educação infantil e das crianças. O campo se justifica por interesse em entender as interações das crianças, de maneira geral, e entender essas interações, mais especificamente, no momento e no espaço de brincadeira livre da educação formal, mobilizado pelas seguintes perguntas: como a criança protege o seu espaço enquanto ela está brincando? Como se dão as formas de aproximação entre crianças no momento da brincadeira? Como são as estratégias de acesso à brincadeira e as formas de saídas? Como se dão as interrupções da brincadeira? Mediante inserção etnográfica em uma classe de educação infantil, foram analisadas como se dão as interações interpessoais em contexto de brincadeira livre foi realizada em espaço fora da sala de aula. Resultados indicam que as crianças utilizam várias estratégias para entrar nas brincadeiras já iniciadas por outras. Vislumbramos também alguns momentos em que há intervenção da professora. As meninas e os meninos brincam juntos em alguns momentos e separados em outros. Nem sempre existe uma dona da brincadeira, mas, em alguns momentos a dona da brincadeira é bem estabelecida. Os objetivos foram parcialmente contemplados pois identificamos aspectos da dinâmica das interações na brincadeira que informam sobre relações de dominância entre os pares; identificamos as estratégias de acesso às brincadeiras utilizadas pelas crianças; e analisamos as formas de saída e de finalização da brincadeira.
Abstract: This paper aims at investigating the relationships among three and four years old children at free play in school concerning the strategies of protecting the interactive space. The specific objectives were: (1) to identify aspect of play interaction dynamics that inform about children’s dominance relationships; (2) to identify strategies children use to enter other children’s play; (3) to analyze ways of exiting or ending shared play. This essay is situated within the field of childhood studies, early childhood education and children. The rationale behind the study field addresses the interest in understanding children’s social interactions and how such interactions happen during the moment and in the space of free play in formal education. The main questions that drove the study are: How children protect their space while playing with others? How are ways of approaching each other during shared play? What strategies are used? How do interruptions occur? Through in an early childhood education group, The study was conducted based on an ethnography immersion and observations in which children social interactions during free time shared play in the playground were analyzed. Results indicate that children use various strategies to enter shared play that have been already initiated by others. There were situations of teachers and adults interventions that slightly changed the dynamics of the interaction. Sometimes, girls and boys play together. Not always there is an owner of the play, but sometimes this role is very well established or explicit. The objectives were partially accounted, because there aspects in the play interaction dynamics intertwined with the dominance relationships among pairs. It was also possible to identify access to shared play that indicate deep negotiation and different ways of ending or exiting play.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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