Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado | - |
dc.contributor.author | Assis, Samuel Gabriel | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Samuel Gabriel. Culturas infantis: as donas da brincadeira na hora do parque. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem por objetivo investigar as relações das crianças de três
e quatro anos em situação de brincadeira livre na escola na perspectiva da proteção do
espaço interativo. Os objetivos específicos foram: (i) identificar aspectos da dinâmica
das interações na brincadeira que possam informar sobre relações de dominância entre
os pares; (ii) identificar as estratégias de acesso às brincadeiras utilizadas pelas crianças;
(iii) e analisar as formas de saída e de finalização da brincadeira. Ela se encontra dentro
do campo da infância, da educação infantil e das crianças. O campo se justifica por
interesse em entender as interações das crianças, de maneira geral, e entender essas
interações, mais especificamente, no momento e no espaço de brincadeira livre da
educação formal, mobilizado pelas seguintes perguntas: como a criança protege o seu
espaço enquanto ela está brincando? Como se dão as formas de aproximação entre
crianças no momento da brincadeira? Como são as estratégias de acesso à brincadeira e
as formas de saídas? Como se dão as interrupções da brincadeira? Mediante inserção
etnográfica em uma classe de educação infantil, foram analisadas como se dão as
interações interpessoais em contexto de brincadeira livre foi realizada em espaço fora da
sala de aula. Resultados indicam que as crianças utilizam várias estratégias para entrar
nas brincadeiras já iniciadas por outras. Vislumbramos também alguns momentos em
que há intervenção da professora. As meninas e os meninos brincam juntos em alguns
momentos e separados em outros. Nem sempre existe uma dona da brincadeira, mas, em
alguns momentos a dona da brincadeira é bem estabelecida. Os objetivos foram
parcialmente contemplados pois identificamos aspectos da dinâmica das interações na
brincadeira que informam sobre relações de dominância entre os pares; identificamos as
estratégias de acesso às brincadeiras utilizadas pelas crianças; e analisamos as formas de
saída e de finalização da brincadeira. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação social em crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.title | Culturas infantis : as donas da brincadeira na hora do parque | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-19T12:12:39Z | - |
dc.date.available | 2019-03-19T12:12:39Z | - |
dc.date.submitted | 2018-05-24 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21648 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims at investigating the relationships among three and four
years old children at free play in school concerning the strategies of protecting the
interactive space. The specific objectives were: (1) to identify aspect of play interaction
dynamics that inform about children’s dominance relationships; (2) to identify strategies
children use to enter other children’s play; (3) to analyze ways of exiting or ending
shared play. This essay is situated within the field of childhood studies, early childhood
education and children. The rationale behind the study field addresses the interest in
understanding children’s social interactions and how such interactions happen during
the moment and in the space of free play in formal education. The main questions that
drove the study are: How children protect their space while playing with others? How
are ways of approaching each other during shared play? What strategies are used? How
do interruptions occur? Through in an early childhood education group, The study was
conducted based on an ethnography immersion and observations in which children
social interactions during free time shared play in the playground were analyzed.
Results indicate that children use various strategies to enter shared play that have been
already initiated by others. There were situations of teachers and adults interventions
that slightly changed the dynamics of the interaction. Sometimes, girls and boys play
together. Not always there is an owner of the play, but sometimes this role is very well
established or explicit. The objectives were partially accounted, because there aspects in
the play interaction dynamics intertwined with the dominance relationships among
pairs. It was also possible to identify access to shared play that indicate deep negotiation
and different ways of ending or exiting play. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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