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Título: Aprendendo a profissão : os sentidos e significados de ser professor iniciante e ingressante
Autor(es): Santos, Quérem Dias de Oliveira
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Educadores
Professores - formação
Data de apresentação: 20-Dez-2017
Data de publicação: 15-Mar-2019
Referência: SANTOS, Quérem Dias de Oliveira. Aprendendo a profissão: os sentidos e significados de ser professor iniciante e ingressante. 2017. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal investigar os sentidos e significados de ser professor para os professores iniciantes da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Quando estudamos o ser professor, percebemos que estes estão envoltos em múltiplas determinações que os constituem. Compreendemos que o início da carreira docente é marcado por intensas aprendizagens, dificuldades e descobertas, sendo esta a primeira fase de um ciclo profissional dividido em fases e cada qual com características marcantes de acordo com o tempo na profissão. Diante disso, o início da carreira docente de professores do DF apresenta uma singularidade entre os professores que são efetivados na SEDF: professores com uma experiência profissional antes de ingressarem na rede pública, denominados ingressantes; e, professores que terminaram o ensino superior e, sua primeira experiência profissional acontece no magistério público, denominados iniciantes. Para o alcance dos objetivos deste trabalho, realizamos 50 entrevistas com professores iniciantes e ingressantes efetivos da SEDF, aprovados pelos editais dos anos de 2010 e 2013. Utilizamos os processos metodológicos dos núcleos de significação para a análise dos dados. Sintetizando as falas dos professores, encontramos 15 núcleos de significação relacionados às funções, dificuldades, descobertas, contexto da profissão e outros aspectos do trabalho docente dos participantes. Diante da análise dos dados, percebemos que a maioria dos professores do DF são professores ingressantes. Evidenciamos que os sentidos e significados de ser professor no inicio da carreira docente são constituídos por múltiplas determinações, sejam elas da formação inicial e continuada, da história de vida, do contexto da profissão, de sua função, do conhecimento específico do professor ou outras. Percebemos que essas multideterminações são muito importantes na produção de sentidos e significados do ser professor, pois o docente participa de um corpo profissional com seus direitos conquistados, inseridos em um contexto neoliberal que aliena o seu trabalho. Esses professores produziram sentidos e significados em relação a sua função que é caracterizada pela perda de sentidos. O contexto da profissão é constituído por dificuldades e descobertas sobre o ser professor. Refletimos sobre a necessidade de a formação inicial garantir o domínio sobre o conhecimento de sua função, sabendo, que professor está sendo formado, que professor e que educação se quer; em prol da produção de sentidos e significados que conversem com àqueles produzidos no e pelo contexto da profissão, uma vez que há uma importância dessa relação em si e com as políticas públicas de educação.
Abstract: This paper has as main objective to investigate the senses and meanings of being teacher to beginning teachers on Secretaria de Educação do DF (SEDF). When we study the being teacher, we realize that teachers are wrapped in multiple determinations that compose them. We comprehend the beginning of teacher’s career as marked by full learns, difficulties and discoveries; considering this aspects like the characteristics of first phase of a professional cycle that is divided by phases, and which ones has particular marks in accordance with the profession time. In view of this, the beginning of teachers career for teachers from DF exhibits a singularity between efetivated teachers on SEDF: teachers who has a professional experience before join to public network of teach, called “joining teachers”, and teachers who finished the higher education and yours first professional experience happened on the public teaching, called “beginner teachers”. To reach the objectives of this paper, we interviewed fifty beginning teachers from SEDF, approved on the 2010 and 2013 contests. We used the methodological processes of meaning nuclei to the data analyze. Synthesizing teacher’s speeches, we found 15 meaning nucleus related to the participants, functions, difficulties, discoveries, professional contexts and others daily life. Looking to the data analyzes, we realized that most of teachers at DF had a professional experiences. This way, we concluded that the senses and meanings of being a teacher in the beginning of professional teacher’s career are composed by multiple determinations, which go by initial and continuing training, life’s story, profession’s context, function, specific knowing and others. We perceive that this determinations are so important on the being teacher’s senses and meanings production, because the teacher is part of a faculty with their rights won, being inserted on a neoliberal context that alienate their work. These teachers produced senses and meanings about their function, which is characterized by loss of senses. The profession context is composed by difficulties and discoveries about the being teacher. This way, we concluded that is necessary that the initial training ensure the domain about the function’s knowing, understanding which teacher is being training, which teacher and which education it want; to the production of senses and meanings that talk to the other ones produced on and by the profession context, despite there is an importance on this relation to the education’s public politics.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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