Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | - |
dc.contributor.author | Santos, Quérem Dias de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Quérem Dias de Oliveira. Aprendendo a profissão: os sentidos e significados de ser professor iniciante e ingressante. 2017. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo principal investigar os sentidos e significados de ser
professor para os professores iniciantes da Secretaria de Educação do Distrito
Federal (SEDF). Quando estudamos o ser professor, percebemos que estes estão
envoltos em múltiplas determinações que os constituem. Compreendemos que o
início da carreira docente é marcado por intensas aprendizagens, dificuldades e
descobertas, sendo esta a primeira fase de um ciclo profissional dividido em fases e
cada qual com características marcantes de acordo com o tempo na profissão.
Diante disso, o início da carreira docente de professores do DF apresenta uma
singularidade entre os professores que são efetivados na SEDF: professores com
uma experiência profissional antes de ingressarem na rede pública, denominados
ingressantes; e, professores que terminaram o ensino superior e, sua primeira
experiência profissional acontece no magistério público, denominados iniciantes.
Para o alcance dos objetivos deste trabalho, realizamos 50 entrevistas com
professores iniciantes e ingressantes efetivos da SEDF, aprovados pelos editais dos
anos de 2010 e 2013. Utilizamos os processos metodológicos dos núcleos de
significação para a análise dos dados. Sintetizando as falas dos professores,
encontramos 15 núcleos de significação relacionados às funções, dificuldades,
descobertas, contexto da profissão e outros aspectos do trabalho docente dos
participantes. Diante da análise dos dados, percebemos que a maioria dos
professores do DF são professores ingressantes. Evidenciamos que os sentidos e
significados de ser professor no inicio da carreira docente são constituídos por
múltiplas determinações, sejam elas da formação inicial e continuada, da história de
vida, do contexto da profissão, de sua função, do conhecimento específico do
professor ou outras. Percebemos que essas multideterminações são muito
importantes na produção de sentidos e significados do ser professor, pois o docente
participa de um corpo profissional com seus direitos conquistados, inseridos em um
contexto neoliberal que aliena o seu trabalho. Esses professores produziram
sentidos e significados em relação a sua função que é caracterizada pela perda de
sentidos. O contexto da profissão é constituído por dificuldades e descobertas sobre
o ser professor. Refletimos sobre a necessidade de a formação inicial garantir o
domínio sobre o conhecimento de sua função, sabendo, que professor está sendo
formado, que professor e que educação se quer; em prol da produção de sentidos e
significados que conversem com àqueles produzidos no e pelo contexto da
profissão, uma vez que há uma importância dessa relação em si e com as políticas
públicas de educação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educadores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.title | Aprendendo a profissão : os sentidos e significados de ser professor iniciante e ingressante | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-15T13:15:02Z | - |
dc.date.available | 2019-03-15T13:15:02Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21635 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper has as main objective to investigate the senses and meanings of being
teacher to beginning teachers on Secretaria de Educação do DF (SEDF). When we
study the being teacher, we realize that teachers are wrapped in multiple
determinations that compose them. We comprehend the beginning of teacher’s
career as marked by full learns, difficulties and discoveries; considering this aspects
like the characteristics of first phase of a professional cycle that is divided by phases,
and which ones has particular marks in accordance with the profession time. In view
of this, the beginning of teachers career for teachers from DF exhibits a singularity
between efetivated teachers on SEDF: teachers who has a professional experience
before join to public network of teach, called “joining teachers”, and teachers who
finished the higher education and yours first professional experience happened on
the public teaching, called “beginner teachers”. To reach the objectives of this paper,
we interviewed fifty beginning teachers from SEDF, approved on the 2010 and 2013
contests. We used the methodological processes of meaning nuclei to the data
analyze. Synthesizing teacher’s speeches, we found 15 meaning nucleus related to
the participants, functions, difficulties, discoveries, professional contexts and others
daily life. Looking to the data analyzes, we realized that most of teachers at DF had a
professional experiences. This way, we concluded that the senses and meanings of
being a teacher in the beginning of professional teacher’s career are composed by
multiple determinations, which go by initial and continuing training, life’s story,
profession’s context, function, specific knowing and others. We perceive that this
determinations are so important on the being teacher’s senses and meanings
production, because the teacher is part of a faculty with their rights won, being
inserted on a neoliberal context that alienate their work. These teachers produced
senses and meanings about their function, which is characterized by loss of senses.
The profession context is composed by difficulties and discoveries about the being
teacher. This way, we concluded that is necessary that the initial training ensure the
domain about the function’s knowing, understanding which teacher is being training,
which teacher and which education it want; to the production of senses and
meanings that talk to the other ones produced on and by the profession context,
despite there is an importance on this relation to the education’s public politics. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|