Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2155
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FrancelleNatallyCavalcante.pdf1,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Recomendações para a automatização de uma biblioteca escolar : experiência da Associação Pró-educação Vivendo e Aprendendo
Outros títulos: Relato de experiência de automatização da biblioteca escolar : estudo de caso da Associação Pró-educação Vivendo e Aprendendo
Autor(es): Cavalcante, Francelle Natally da Silva
Orientador(es): Kafure Muñoz, Ivette
Assunto: Bibliotecas - automação
Bibliotecas escolares
Tecnologia da informação
Classificação - livros
Data de apresentação: 28-Jan-2011
Data de publicação: 18-Nov-2011
Referência: CAVALCANTE, Francelle Natally da Silva. Recomendações para a automatização de uma biblioteca escolar: experiência da Associação Pró-educação Vivendo e Aprendendo. 2011. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo principal de descrever as etapas introdutórias de um diagnóstico, para a introdução da tecnologia da informação dentro de uma biblioteca escolar. Para que a ferramenta escolhida auxilie na recuperação e localização dos materiais bibliográficos dentro do acervo da biblioteca escolar. Outro objetivo do trabalho é descrever uma maneira diferenciada de se classificar os itens da biblioteca. Durante o projeto a forma encontrada de se ordenar os livros foi a classificação em cores. Um relato com as primeiras experiências da escola Vivendo e Aprendendo (VeA) de ensino infantil, desde testes com softwares livres a uma tentativa de instalação do software livre Personal Home Library (PHL) é descrito no desenvolvimento do projeto. O documento divide-se em seis partes: introdução, abordagem metodológica, revisão de literatura, estudo de caso, análise de dados sobre o diagnóstico dos softwares e as considerações finais.
Abstract: This monograph has as its main objective to describe the steps of introduction the information technology and how it could assist on the searching and location of bibliographic items in the library collection. Another objective is to describe, a different way of organizing the body of a school library, by color classification. This work also presents a report about the first experiences of the elementary school Vivendo e Aprendendo (VeA), from testing free software to attempts of installing the free Personal Home Library (PHL) software. Thus, this work is divided into six parts: Introduction, Methodological Approaches, Literature Review, Case Study, data analysis on the diagnosis of software and Final Considerations.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Bacharelado em Biblioteconomia, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.2155
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons