Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21456
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LarissaCanedoRamosMoura_tcc.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino bilíngue : motivações, métodos e práticas vivenciadas no Colégio Internacional Everest
Autor(es): Moura, Larissa Canedo Ramos
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Alfabetização
Educação de crianças
Educação bilíngue
Bilinguismo
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 19-Fev-2019
Referência: MOURA, Larissa Canedo Ramos. Ensino bilíngue: motivações, métodos e práticas vivenciadas no colégio internacional Everest. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar a realidade do ensino bilíngue em um Colégio Internacional localizado em Brasília. Por meio da pesquisa realizada na escola, é possível identificar a motivação cada vez maior de famílias brasileiras por escolherem escolas bilíngues, possibilitando que seus filhos tenham acesso a uma segunda língua ainda na Educação Infantil. Outro objetivo específico do trabalho é tratar da forma de Ensino Bilíngue por Imersão, adotada pelo Colégio Internacional Everest, que é o espaço onde a autora teve a oportunidade de observar e participar do processo de ensino. Também será tratada neste trabalho a estruturação das práticas utilizadas pelo Colégio para o ensino da Língua Inglesa, assim como a rotina dos alunos, os espaços que eles frequentam e como todo o ambiente colabora para o processo de alfabetização, que acontecerá a partir do Kinder 5, em português e inglês. O trabalho retrata a experiência vivenciada pela autora e demonstra como a prática em sala de aula desde os semestres iniciais no Curso de Pedagogia pode colaborar para o processo de formação de professores conhecendo de perto os desafios e possibilidades da atuação em sala de aula.
Abstract: The present work has the general objective to demonstrate the reality of Bilingual Education in an International College located in Brasilia. Through the research elaborated at the school, it is possible to identify the increasing motivation of Brazilian families for choosing bilingual schools, allowing their children to have access to a second language in Early Childhood Education. Another specific objective of the work is to deal with the system of Bilingual Teaching by Immersion, adopted by Everest International College, which is the space where the author had the opportunity to observe and participate in the teaching process. Will also be discussed in this work the structuring of practices used by the College for the teaching of the English, as well as the routine of the students, the spaces they attend and how the whole environment contributes to the literacy process, which will happen from Kinder 5, in Portuguese and English. This work shows the experience of the author and demonstrates how the practice in the classroom since the beginning of the Pedagogy Course, can contribute to the teacher experience process, knowing up close the challenges and possibilities in the classroom experience.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.