Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21407
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JulianaAraujoCardozo_tcc.pdf787,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A aprendizagem mediada por jogos didáticos : é possível articular a díade educar e brincar no processo de alfabetização?
Autor(es): Cardozo, Juliana Araujo
Orientador(es): Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto: Alfabetização
Jogos educativos
Aprendizagem
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 15-Fev-2019
Referência: CARDOZO, Juliana Araujo. A aprendizagem mediada por jogos didáticos: é possível articular a díade educar e brincar no processo de alfabetização? 2018. 72 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O brincar é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento cognitivo, social, cultural, emocional e físico da criança e o professor é fundamental nesse processo. A presente pesquisa objetivou analisaras implicações de alguns jogos didáticos de alfabetização na aprendizagem de crianças em processo de construção da escrita e da leitura no 1º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.A tessitura do quadro teórico sobre a infância, jogos, alfabetização contou com contribuições de autores, tais como: Ariès (1981), Brougère (2002), Huizinga (2007) Kishimoto (1993;1999), Dantas (2013),Libâneo (1994), Soares (2003) Morais (2012) e outros. A produção dos dados foi realizada em 2016 por meio de observações da prática pedagógica, bem como de intervenções didáticas com a aplicação de jogos educativos de alfabetização. Foram feitas dez observações ao longo do primeiro semestre de 2016 e analisados três jogos nesse processo.Foi possível apreender um nítido envolvimento dos educandos ao longo da vivência dos jogos, o que atestou as contribuições que esse material didático pode exercer no processo de aprendizagem, vinculando o conhecimento dos diferentes objetos do saber a uma perspectiva lúdica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.