Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21407
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JulianaAraujoCardozo_tcc.pdf787,14 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMendes, Solange Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorCardozo, Juliana Araujo-
dc.identifier.citationCARDOZO, Juliana Araujo. A aprendizagem mediada por jogos didáticos: é possível articular a díade educar e brincar no processo de alfabetização? 2018. 72 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO brincar é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento cognitivo, social, cultural, emocional e físico da criança e o professor é fundamental nesse processo. A presente pesquisa objetivou analisaras implicações de alguns jogos didáticos de alfabetização na aprendizagem de crianças em processo de construção da escrita e da leitura no 1º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.A tessitura do quadro teórico sobre a infância, jogos, alfabetização contou com contribuições de autores, tais como: Ariès (1981), Brougère (2002), Huizinga (2007) Kishimoto (1993;1999), Dantas (2013),Libâneo (1994), Soares (2003) Morais (2012) e outros. A produção dos dados foi realizada em 2016 por meio de observações da prática pedagógica, bem como de intervenções didáticas com a aplicação de jogos educativos de alfabetização. Foram feitas dez observações ao longo do primeiro semestre de 2016 e analisados três jogos nesse processo.Foi possível apreender um nítido envolvimento dos educandos ao longo da vivência dos jogos, o que atestou as contribuições que esse material didático pode exercer no processo de aprendizagem, vinculando o conhecimento dos diferentes objetos do saber a uma perspectiva lúdica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.titleA aprendizagem mediada por jogos didáticos : é possível articular a díade educar e brincar no processo de alfabetização?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-15T09:50:07Z-
dc.date.available2019-02-15T09:50:07Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21407-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.