Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Cardozo, Juliana Araujo | - |
dc.identifier.citation | CARDOZO, Juliana Araujo. A aprendizagem mediada por jogos didáticos: é possível articular a díade educar e brincar no processo de alfabetização? 2018. 72 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O brincar é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento cognitivo, social, cultural, emocional e físico da criança e o professor é fundamental nesse processo. A presente pesquisa objetivou analisaras implicações de alguns jogos didáticos de alfabetização na aprendizagem de crianças em processo de construção da escrita e da leitura no 1º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.A tessitura do quadro teórico sobre a infância, jogos, alfabetização contou com contribuições de autores, tais como: Ariès (1981), Brougère (2002), Huizinga (2007) Kishimoto (1993;1999), Dantas (2013),Libâneo (1994), Soares (2003) Morais (2012) e outros. A produção dos dados foi realizada em 2016 por meio de observações da prática pedagógica, bem como de intervenções didáticas com a aplicação de jogos educativos de alfabetização. Foram feitas dez observações ao longo do primeiro semestre de 2016 e analisados três jogos nesse processo.Foi possível apreender um nítido envolvimento dos educandos ao longo da vivência dos jogos, o que atestou as contribuições que esse material didático pode exercer no processo de aprendizagem, vinculando o conhecimento dos diferentes objetos do saber a uma perspectiva lúdica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem mediada por jogos didáticos : é possível articular a díade educar e brincar no processo de alfabetização? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-15T09:50:07Z | - |
dc.date.available | 2019-02-15T09:50:07Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21407 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|