Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21383
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FabieneVieiraDoLago_tcc.pdf415,07 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSá, Antônio Villar Marques de-
dc.contributor.authorLago, Fabiene Vieira do-
dc.identifier.citationLAGO, Fabiene. O professor como mediador do lúdico no ensino da matemática. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO professor, como um dos agentes do processo escolar, assume sua função mediadora entre o conhecimento e os alunos. A aula é o principal momento de encontro entre professores e seus alunos, e deve portanto, ser um momento agradável e tranquilo. O uso do lúdico em sala de aula, então, é uma estratégia utilizada com o intuito de aprimorar uma série de competências nos alunos. Porém, o lúdico não pode e nem deve ser aplicado de qualquer maneira, ou seja, ser apenas uma mera atividade de passa tempo ou brincadeira. A aprendizagem da matemática é certamente um dos grandes desafios da escola atual e, a ludicidade facilita a sua aprendizagem, assim como estimula que o aluno interaja e saia da rotina das aulas tradicionais. É correto, que as atividades lúdicas gerem prazer, proporcionem um equilíbrio emocional, desenvolvendo a autonomia e contribuindo com o desenvolvimento social do educando, uma vez que, dessa forma, criam espaço para a resolução de problemas e identificação como ser social. Sendo assim, desmistificar o ensino da matemática e promover a sua aceitação é um dos grandes desafios que a escola e os professores enfrentam. Diante desse cenário, o uso do lúdico é certamente uma alternativa viável de auxílio tanto a professores como alunos na construção do conhecimento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensino - aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem mediadapt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.titleO professor como mediador do lúdico no ensino da matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-13T10:08:56Z-
dc.date.available2019-02-13T10:08:56Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21383-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The teacher, as one of the agents of the school process, assumes its mediating function between knowledge and students. The class is the main meeting point between teachers and their students, and should therefore be a pleasant and quiet time. The use of play in the classroom, then, is a strategy used in order to improve a series of skills in the students. However, playfulness can not and should not be applied in any way, that is, it is just a mere activity of time and play. The learning of mathematics is certainly one of the great challenges of today's school and ludicity facilitates its learning, as well as stimulates the student to interact and get out of the routine of traditional classes. It is correct, that the leisure activities generate pleasure, provide an emotional balance, develop the autonomy and contribute to the social development of the student, since, in this way, they create space for problem solving and identification as a social being. Thus, demystifying the teaching of mathematics and promoting its acceptance is one of the great challenges facing schools and teachers. Given this scenario, the use of play is certainly a viable alternative to help both teachers and students in the construction of knowledge.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.