Título: | Jovens com deficiência visual : trajetórias de vida e escolar, sonhos e projetos futuros |
Autor(es): | Pereira, Cleonara dos Santos |
Orientador(es): | Zardo, Sinara Pollom |
Assunto: | Deficientes visuais Educação especial |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 12-Fev-2019 |
Referência: | PEREIRA, Cleonara dos Santos. Jovens com deficiência visual: trajetórias de vida e escolar, sonhos e projetos futuros. 2018. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Trata-se de um estudo que contempla a temática juventude com deficiência visual e ensino médio e está vinculado ao grupo de pesquisa Gerações e Juventude da Faculdade de Educação/UnB (GERAJU). O presente estudo foi realizado com jovens com deficiência visual estudantes do ensino médio de duas escolas públicas do Distrito Federal, aos quais foi dada oportunidade de fala. A pesquisa se justifica pela necessidade de saber como os jovens
com deficiência visual se percebem enquanto sujeitos e como tem se dado a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Como objetivo geral tem-se: compreender a trajetória de estudantes com deficiência visual no ensino médio, os sentidos e vivências da juventude e os projetos de futuro. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas narrativas com oito jovens estudantes do ensino médio do DF com deficiência visual. Os
entrevistados são alunos das duas escolas com maior número de estudantes com deficiência visual matriculados, conforme dados de matrícula da SEEDF. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2009). A partir da análise de como esse jovem vê a si mesmo enquanto pessoa com deficiência, como vive sua juventude, como se dá seu processo de escolarização e socialização é possível traçarmos considerações acerca de como tem se dado a inclusão escolar e social dos jovens com deficiência visual no Distrito Federal. Foram usadas três categorias de análise, a fim de compreender melhor os aspectos anteriormente assinalados, as quais são: Das trajetórias dos jovens com deficiência visual; Da inclusão e dos desafios no ensino médio para os estudantes com deficiência visual; Ser jovem
com deficiência visual: perspectivas, sonhos e projetos futuros. Com relação aos resultados merece destaque, entre outros, a importância da sala de recursos para a vida escolar desses estudantes e a necessidade de um trabalho articulado entre o professor da sala de aula comum e o da sala de recursos. A importância que a escola exerce na socialização dos mesmos é
inegável. Entre os sonhos e projetos futuros desses jovens destacam-se cursar ensino superior, ser reconhecido pela música, conseguir ser independente e ter uma vida digna. |
Abstract: | This is a study situated in the theme of youth with visual disability and high
school, and is linked to the research group Generations and Youth of the Faculty of Education / UnB (GERAJU). This study was conducted involvinng young with visual disability, students of high school from two public schools in the Federal District, to these young people was given speech opportunity. The research is justified by need to know how young people with visual disability perceive themselves as subjects and social inclusion of the person with
disability. As overall objective we have to: understand the trajectory of students with visual disability in high school, the senses and youth experiences and future projects. As methodological procedures narrative interviews were conducted with eight high school students young of DF with visual disability. The interviewees are students from both schools with the largest number of visual disability students enrolled, according to SEEDF enrollment
data. Analysis of the data was attained by contents analysis of Bardin (2009). From how this young sees himself as person with disability and how lives his youth, how is your schooling and socialization process, it is possible to draft some considerations about have been the school and social inclusion of visual disability young in the District Federal. Was defined three categories of analysis, in order to understand better the aspects above-mentioned, for instance: From the trajectories of young people with visual disability; From inclusion and challenges in high school to students with visual disability; Being young with visual disability: perspectives, dreams and future projects. In relation to results deserves attention, among others, the importance of the resource room for the school life of these students and the need for articulated work between the common classroom teacher and and that of the resource room. The importance that the school exerts in the socialization them is undeniable. Among the dreams and future projects of these young people it is important to study highereducation, be recognized by music, could be independent and live a decent life. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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