Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21373
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BeatrizBarbosaAzevedo_tcc.pdf881,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Leitura e contação de histórias : desenvolvimento da imaginação na educação infantil
Autor(es): Azevedo, Beatriz Barbosa
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Contação de histórias
Imaginação nas crianças
Educação de crianças
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 12-Fev-2019
Referência: AZEVEDO, Beatriz Barbosa. Leitura e contação de histórias: desenvolvimento da imaginação na educação infantil. 2018. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho traz como tema "Leitura e contação de histórias: no desenvolvimento da imaginação na educação infantil" e tem como objetivo compreender o valor das práticas da leitura e contação de história no desenvolvimento da imaginação das crianças na Educação Infantil. Durante o Estágio Obrigatório do curso de Pedagogia ao longo do ano de 2017, em uma turma de Educação Infantil, com crianças de quatro e cinco anos de idade, planejei em vários momentos, a contação de histórias, utilizando a leitura como metodologia para a realização de atividades lúdicas com ênfase no trabalho com imaginação. A partir das leituras realizadas durante a graduação e na prática do estágio, cheguei à seguinte questão: "Como a leitura desenvolve o imaginário das crianças?". Busquei entender a ligação entre a literatura infantil e imaginação e identificar os processos em que os dois estão constituídos. Assim, pude entender que a contação de histórias possibilita experiências desafiadoras e construtivas para as crianças, pois basta o professor saber planejar e escolher uma boa história e um recurso propício para contá-la, de forma para atrair a atenção das crianças e prepará-las para novas descobertas em todos os meios de vivência.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.