Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2137
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LucianaOliveiraDrumondAssis.pdf317,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Síndrome de Rubinstein-Taybi : estudo de um caso em uma escola regular de ensino de Coronel Fabriciano-MG
Autor(es): Assis, Luciana de Oliveira Drumond
Orientador(es): Oliveira, Rosania Aparecida Stoco de
Assunto: Rubinstein-Taybi, Síndrome de
Educação inclusiva
Terapia ocupacional
Pesquisa educacional
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 5-Nov-2011
Referência: ASSIS, Luciana de Oliveira Drumond. Síndrome de Rubinstein-Taybi: estudo de um caso em uma escola regular de ensino de Coronel Fabriciano-MG. 2011. 49 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A Síndrome em estudo: Rubinstein-Taybi é rara, mas as características do desenvolvimento de crianças com essa Síndrome são semelhantes às das crianças com a Síndrome de Down, apresentando atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. O presente trabalho teve como objetivo estudar o processo de inclusão de uma aluna com Síndrome de Rubinstein-Taybi em sala de aula, em uma escola, na cidade de Coronel Fabriciano-MG e ainda, analisar a contribuição da Terapia Ocupacional para o processo ensino aprendizagem desta criança. A elaboração deste trabalho teve como subsídio a perspectiva teórica sociocultural construtivista do desenvolvimento humano, que parte do ponto de vista sociogenético. Esta teoria defende a idéia de que o desenvolvimento humano ocorre por meio da interação dialética entre processos de canalização cultural e de constituição do indivíduo, enquanto sujeito ativo e co-participante do seu próprio desenvolvimento. A Fundamentação Teórica do trabalho foi baseada em autores como Dias de Sá, Salgado e Valadares, Vygotsky, Reily, entre outros. A pesquisa proposta, portanto, apresentou um caráter qualitativo, onde o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, respondido pela Professora, Terapeuta Ocupacional e relato da mãe da Aluna. A pesquisa possibilitou a comprovação de que é possível a inclusão de um aluno com Síndrome dentro da escola regular a partir da aceitação do outro com suas diferenças, respeitando suas potencialidades e suas limitações. A afetividade é fator fundamental dentro da proposta inclusiva. A professora que participou da pesquisa demonstrou isto claramente quando falou de amor, amizade, confiança em relação à criança em estudo. A proposta de inclusão é um longo caminho a ser percorrido por todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, é preciso muito envolvimento de todos, vontade, determinação, motivação para que a lei seja cumprida de maneira concreta e eficaz.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons