Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Shynkarenko, Olexiy | - |
dc.contributor.author | Vieira Filho, Sebastião Roni | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA FILHO, Sebastião Roni. Análise aerodinâmica de um motor Ramjet sob diferentes condições de voo. 2018. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na Engenharia Aeroespacial, um campo de suma importância é a área de motores. Na
prática, engenheiros buscam desenvolver motores com o melhor desempenho possível associado
a custos adequados de manufatura. A eficiência de um motor aeronáutico pode
depender de muitos fatores tais como velocidade de vôo, tipo de motor utilizado, tipo de
combustível, altitude de vôo entre outros. Há inúmeros parâmetros utilizados para se mensurar
o desempenho de motores, sendo o empuxo e o impulso específico os mais comuns.
Neste trabalho, o tipo de motor a ser estudado chama-se Ramjet, que é um motor atmosférico
usado em aplicações de vôo em regime supersônico, de configuração mais simples
se comparado a demais motores e com boas características de desempenho. É conhecido
da literatura que a eficiência de um motor Ramjet está relacionada a alguns fatores como
número de Mach e geometria da entrada do difusor. Através de formulação analítica e
simulação computacional, deseja-se analisar como alguns parâmetros de desempenho do
motor Ramjet podem ser influenciados pela variação do número de Mach. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos espaciais - sistemas de propulsão | pt_BR |
dc.title | Análise aerodinâmica de um motor Ramjet sob diferentes condições de voo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T12:16:49Z | - |
dc.date.available | 2019-02-07T12:16:49Z | - |
dc.date.submitted | 2018-06-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21337 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In Aerospace engineering, a field of great importance is the area of engines. In practice, engineers
aim to develop engines with the best performance possible associated to adequate
manufacturing costs. The efficiency of an aeronautical engine usually depends on many
factors such as: flight speed, type of engine used, type of fuel, flight attitudes and others.
There are many parameters used to measure the engine performance, being the thrust
and specific impulse the most commons. In this work, the type of engine to be analyzed is
called Ramjet, which is an atmospheric engine used in supersonic flight applications. This
engine has simpler configuration if compared to other types of atmospheric engines and
this engine also has good performance characteristics. It is known from literature that
efficiency of a Ramjet engine is related to some factors such as Mach number and diffuser
geometry. Through analytical formulation and flow simulation, it is desirable analyzing
how some performance parameters can be influenced by changes in Mach number, for the
case of Ramjet engines. | pt_BR |
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