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Título: Análise numérica do impacto do bocal convergente do tipo chevron sobre a evolução do rastro
Autor(es): Cavalcanti, Felipe Farias
Orientador(es): Simone, Domenico
Assunto: Poluição sonora
Data de apresentação: 1-Dez-2018
Data de publicação: 6-Fev-2019
Referência: CAVALCANTI, Felipe Farias. Análise numérica do impacto do bocal convergente do tipo chevron sobre a evolução do rastro. 2018. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade, analisar numericamente a evolução do escoamento a partir de bocais sem e com Chevrons , com o objetivo de investigar as propriedades de previsão de ruído acústico. Tal pesquisa contribui para diversas aplicações no campo aeronáutico, na minimização da poluição sonora. Utilizou-se na análise do problema como ferramentas operacionais, os softwares: CATIA ®, MATLAB ® e Ansys Fluent ®. O primeiro ligado a modificação da geometria de bocais de fluxos separados, e os últimos ligados a análise computacional da evolução do rastro formado depois dos bocais sem e com Chevrons. Utilizou-se o método de turbulência 𝑘 - 𝜀 acoplado ao método de paredes do tipo padrão, para resolução das propriedades do fluido em cinco simulações: três bidimensionais para diferentes razões de velocidades e duas tridimensionais. Nas simulações bidimensionais, observou-se que a instabilidade gerada pela interação das camadas de cisalhamentos dos fluxos frio e quente, em x = 12Ds, foi o responsável por dissipar a energia ao longo do domínio computacional, aumentando a viscosidade tubulenta. Foi acoplado ao sistema o método de análise acústica de banda larga, que preveu o aparecimento de altas frequências, e consequentemente altos picos de energia cinética turbulenta na região de mistura. Os resultados tridimensionais mostraram que os chevrons são estruturas capazes de reduzir a velocidade e o ruído ao longo do domínio computacional, devido a mistura intensificada dos fluxos frios e quente.
Abstract: The present work has the purpose of analyzing numerically the evolution of the flow from nozzles without and with Chevrons, in order to investigate the acoustic noise prediction properties. Such research contributes to several applications in the aeronautical field, in the minimization of noise pollution. The software used was: CATIA ®, MATLAB ® and Ansys Fluent ®. The first connected the modification of the geometry of nozzles of separate streams, and the latter linked to computational analysis of trace evolution formed after the nozzles and with Chevrons. The turbulence method ƙ - Ɛ coupled to the standard type wall method was used to solve the properties of the fluid in five simulations: three two-dimensional for different speed ratios and two three-dimensional ratios. In the twodimensional simulations, it was observed that the instability generated by the interaction of the shear layers of the cold and hot streams, at x = 12Ds, was responsible for dissipating the energy along the computational domain, increasing the tubular viscosity. It was coupled to the system the broadband acoustic analysis method, which predicted the appearance of high frequencies, and consequently high peaks of turbulent kinetic energy in the mixing region. The three-dimensional results showed that chevrons are structures capable of reducing speed and noise along the computational domain, due to the intensified mixing of the cold and hot streams.®
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
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