Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Simone, Domenico | - |
dc.contributor.author | Cavalcanti, Felipe Farias | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Felipe Farias. Análise numérica do impacto do bocal convergente do tipo chevron sobre a evolução do rastro. 2018. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por finalidade, analisar numericamente a evolução do escoamento
a partir de bocais sem e com Chevrons , com o objetivo de investigar as propriedades de
previsão de ruído acústico. Tal pesquisa contribui para diversas aplicações no campo aeronáutico,
na minimização da poluição sonora. Utilizou-se na análise do problema como
ferramentas operacionais, os softwares: CATIA ®, MATLAB ® e Ansys Fluent ®. O primeiro
ligado a modificação da geometria de bocais de fluxos separados, e os últimos
ligados a análise computacional da evolução do rastro formado depois dos bocais sem e
com Chevrons. Utilizou-se o método de turbulência 𝑘 - 𝜀 acoplado ao método de paredes
do tipo padrão, para resolução das propriedades do fluido em cinco simulações: três bidimensionais
para diferentes razões de velocidades e duas tridimensionais. Nas simulações
bidimensionais, observou-se que a instabilidade gerada pela interação das camadas de cisalhamentos
dos fluxos frio e quente, em x = 12Ds, foi o responsável por dissipar a energia
ao longo do domínio computacional, aumentando a viscosidade tubulenta. Foi acoplado ao
sistema o método de análise acústica de banda larga, que preveu o aparecimento de altas
frequências, e consequentemente altos picos de energia cinética turbulenta na região de
mistura. Os resultados tridimensionais mostraram que os chevrons são estruturas capazes
de reduzir a velocidade e o ruído ao longo do domínio computacional, devido a mistura
intensificada dos fluxos frios e quente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poluição sonora | pt_BR |
dc.title | Análise numérica do impacto do bocal convergente do tipo chevron sobre a evolução do rastro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-06T13:52:19Z | - |
dc.date.available | 2019-02-06T13:52:19Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-01 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21331 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work has the purpose of analyzing numerically the evolution of the flow from
nozzles without and with Chevrons, in order to investigate the acoustic noise prediction
properties. Such research contributes to several applications in the aeronautical field, in
the minimization of noise pollution. The software used was: CATIA ®, MATLAB ® and
Ansys Fluent ®. The first connected the modification of the geometry of nozzles of separate
streams, and the latter linked to computational analysis of trace evolution formed
after the nozzles and with Chevrons. The turbulence method ƙ - Ɛ coupled to the standard
type wall method was used to solve the properties of the fluid in five simulations: three
two-dimensional for different speed ratios and two three-dimensional ratios. In the twodimensional
simulations, it was observed that the instability generated by the interaction
of the shear layers of the cold and hot streams, at x = 12Ds, was responsible for dissipating
the energy along the computational domain, increasing the tubular viscosity. It was
coupled to the system the broadband acoustic analysis method, which predicted the appearance
of high frequencies, and consequently high peaks of turbulent kinetic energy in
the mixing region. The three-dimensional results showed that chevrons are structures capable
of reducing speed and noise along the computational domain, due to the intensified
mixing of the cold and hot streams.® | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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