Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21319
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JoaoCarlosAfonso_JulioFranciscoSousa_tcc.pdf2,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de apontamento para telemetria e rastreamento de Vant`s
Autor(es): Afonso, João Carlos Moraes
Sousa, Júlio Francisco dos Santos
Orientador(es): Borges, Renato Alves
Coorientador(es): Soares Júnior, Lélio Ribeiro
Assunto: Veículo aéreo não tripulado
Processamento de sinais - técnicas digitais
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 5-Fev-2019
Referência: AFONSO, João Carlos Moraes; SOUSA, Júlio Francisco dos Santos. Sistema de apontamento para telemetria e rastreamento de Vant`s. 2017. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O projeto desenvolvido tem como propósito o desenvolvimento de um sistema móvel de baixo consumo para apontamento de objetos voadores como balões, satélites e quadrirrotores. O sistema é composto por uma antena acoplada a um panoramizador que possui dois graus de liberdade com movimentações azimute e elevação. Da informação de posição do alvo obtida por GPS o objetivo do trabalho consiste em controlar ambos as movimentações de forma que o alvo permaneça dentro da área de comunicação efetiva gerada pela antena.
Abstract: The current project aims to develop a low energy mobile system for tracking flying objects such as balloons, satellites or even drones. The system is composed by an antenna mounted on a gimbal which has two degrees of freedom for azimuth and elevation movements. From the GPS information about the target‘s position the project‘s objective consists in controlling both movements so that the target remains inside the effective communication area created by the antenna.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons