Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20955
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlineLopesDaTrindade_tcc.pdf691,98 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorZuchiwschi, José-
dc.contributor.authorTrindade, Aline Lopes da-
dc.identifier.citationTRINDADE, Aline Lopes da. O respeito à pluralidade religiosa no ensino público do Distrito Federal: um estudo exploratório. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO Estado é laico quando respeita todas as crenças religiosas, desde que não violem a ordem pública, da mesma forma que respeita aqueles que não possuem religião. Não deve aceitar imposições de instituições religiosas para que alguma lei seja aprovada ou vetada e nem que alguma política seja modificada por razão dos valores religiosos. A escola pública é laica e o Estado é laico. Portanto, o ensino religioso confessional não deve ser ofertado (nem mesmo em caráter facultativo), respeitando o ambiente escolar e não permitindo que esse modelo adentre nas outras disciplinas. Considerando a influência dessa temática sob a educação pública brasileira, foi realizada uma pesquisa exploratória com o objetivo de compreender de que forma o ensino religioso se faz presente e como os educadores lidam com essa temática dentro das salas de aula. Os resultados obtidos na pesquisa nos mostram que não há respeito à pluralidade religiosa dentro da instituição escolar pública, ferindo, assim, as leis educacionais que proíbem o proselitismo, reforçando o preconceito religioso e ainda mantendo ideais da educação jesuítica. Portanto, é necessário que os profissionais da educação busquem formação continuada voltada para esse tema, que está presente no ambiente escolar, para que ele possa ser trabalhado de forma libertadora, livre de preconceitos, e que busque formar cidadãos tolerantes e empáticos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLaicidade (Religião)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino religioso escolarpt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.titleO respeito à pluralidade religiosa no ensino público do Distrito Federal : um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-06T10:54:47Z-
dc.date.available2018-11-06T10:54:47Z-
dc.date.submitted2017-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20955-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The State is secular when it respects all religious beliefs, if these do not breach public order, just as it respects those who do not have religion. Must not accept the imposition of religious institutions for any law to be approved or vetoed nor that any policy be modified by reason of religious values. The public school is secular and the state is secular. Therefore, confessional religious teaching should not be offered (even on an optional basis), respecting the school environment and not allowing it to enter the other disciplines. Considering the influence of this theme under Brazilian public education, an exploratory research was carried out to understand how religious teaching is present and how educators deal with this theme within the classroom. The results obtained in the research show that there is no respect for religious plurality within the educational public institution, this hurts the educational laws that prohibit proselytism, reinforcing religious prejudice and still maintaining ideals of Jesuit education. Therefore, is necessary for education professionals to seek continuing education on this subject, which is present in the school environment, so that this theme can be worked in a liberating way, free, and seeks to form tolerant and empathetic citizens.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons