Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20792
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MatheusFelipeZaiatz_tcc.pdf3,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da mobilidade dos usuários do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília utilizando dados de telefonia móvel
Autor(es): Zaiatz, Matheus Felipe
Orientador(es): Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto: Mobilidade urbana
Sistema de Posicionamento Global (GPS)
Data de apresentação: 18-Jun-2018
Data de publicação: 8-Out-2018
Referência: ZAIATZ, Matheus Felipe. Análise da mobilidade dos usuários do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília utilizando dados de telefonia móvel. 2018. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Poucos dispositivos são melhores sensores de mobilidade que um telefone móvel. O instrumento é portado por seu usuário a maior parte do tempo e tem tecnologias de localização cada vez mais avançadas; por conseguinte, o uso das suas potencialidades em transportes desperta grande interesse. Nesse contexto, o presente trabalho desenvolveu um método para coleta de dados da mobilidade dos usuários do Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília valendo-se da localização GPS de telefones móveis. O método também possibilita a geração de matrizes origem-destino (O-D), a determinação de áreas potenciais de deslocamento e a identificação de padrões individuais de mobilidade. Por meio de um popular aplicativo de celular, foram coletados os históricos de localização por GPS de 86 estudantes da Universidade de Brasília (UnB), divididos em dois grupos com características socioeconômicas e de mobilidade distintas. Para cada grupo, foram construídas duas matrizes O-D, uma de tamanho 22x22, que representa as viagens internas ao Campus da UnB, e outra 30x30, em que o Campus corresponde a uma zona de tráfego em meio a 29 outras no DF e entorno. Também foram determinadas suas áreas potenciais de deslocamento pelo método da Elipse de Desvio Padrão, com o auxílio do software QGIS. Por fim, foram contabilizados os padrões diários de viagem seguidos por cada usuário entre seus locais de residência, de estudo e de outras atividades. O grupo de indivíduos com maior renda apresentou maior dispersão de locais visitados e percorreu maiores distâncias diariamente. Foram verificados fenômenos já observados em pesquisas anteriores, como a relação entre a simplicidade de um padrão de viagem e sua probabilidade de ocorrência (JIANG et al., 2016), a relação entre distâncias percorridas e anisotropia das trajetórias e também a regularidade e reprodutibilidade dos padrões diários de viagem (GONZÁLEZ et al., 2008).
Abstract: Few devices are better mobility sensors than a mobile phone. The instrument is ported by its user most of the time and has increasingly advanced localization technologies; therefore, transportation research has interest in using its capabilities. In this context, the present research developed a method to collect mobility data from users of the University of Brasilia’s Darcy Ribeiro Campus applying the GPS location of mobile phones. The method also allows the generation of origin-destination matrices (OD), the evaluation of potential path areas and the identification of individual mobility patterns. Through a popular mobile application, GPS location histories were collected from 86 University of Brasília’s (UnB) students, divided in two groups with different socioeconomic and mobility characteristics. For each group, two OD matrices were constructed, one having size 22x22, which represents the internal trips in the UnB Campus, and another 30x30, in which the Campus corresponds to a traffic zone in the midst of 29 others in Federal District (Brazil) and surroundings. Their potential path areas were also evaluated by the Standard Deviation Ellipse Method, using the software QGIS. Finally, the daily travel patterns followed by each user between their places of residence, study and other activities were counted. The group of individuals with higher income presented greater dispersion of visited places and traveled greater distances daily. We found phenomena already observed in previous research, such as the relation between the simplicity of a travel pattern and its probability of occurrence (JIANG et al., 2016), the relation between travel distances and anisotropy of trajectories and also the regularity and reproducibility of the daily travel patterns (GONZÁLEZ et al., 2008).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons