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Título: Proposição de circuitos virtuais para estudo da dinâmica transversal de um veículo SUV
Autor(es): Santana, Jorge Eduardo Gomes
Orientador(es): Silva, Rita de Cássia
Assunto: Automóveis
Direção de automóveis
Data de apresentação: 3-Jul-2018
Data de publicação: 5-Out-2018
Referência: SANTANA, Jorge Eduardo Gomes. Proposição de circuitos virtuais para estudo da dinâmica transversal de um veículo SUV. 2018. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esse trabalho consiste no estudo do comportamento de um veículo SUV em circuitos virtuais desenvolvidos em ambiente multicorpos, com curvas de diferentes raios, estabelecidos segundo as normas do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) ou no manual de desenho de ruas de San Diego, com enfoque em seu desempenho em dinâmica transversal. Automóveis desse segmento estão cada vez mais presentes no mercado automotivo, apresentados ao público como veículos versáteis. Recentemente, uma frota de veículos dessa categoria foi adquirida pela polícia militar e houve relatos de capotamento ou perda de controle em casos de perseguições em altas velocidades, principalmente em curvas. Com grandes investimentos em aparato e nas vidas desses policiais, se torna de grande importância conhecer o desempenho de viaturas utilizadas por eles. As características desse tipo de veículo, como centro de gravidade, comprimento, largura e peso, em geral, maiores quando comparadas à sedãs e aos hatches, implicam em um comportamento especial, principalmente em curvas mais fechadas e em altas velocidades. Ao submeter o modelo de SUV a um traçado projetado de acordo com as normas do DNER, é possível observar quais são os principais fatores em situações reais do usuário brasileiro que afetam a estabilidade desses veículos. Foi feito uma simulação preliminar utilizando um veículo da biblioteca do software comercial ADAMS/Car® no circuito com curvas normatizadas pelo DNER. A simulação e análise do veículo SUV no traçado será conduzida na segunda etapa desse trabalho, na qual será evidenciado os principais fatores que geram os problemas e será proposto possíveis soluções.
Abstract: This work consists of the study of the behavior of an SUV vehicle in virtual circuits developed in multi-body environment, with curves of different radius established according to the norms of the National Department of Roads (DNER) or to the Street Design Manual of San Diego, focusing on its performance in transverse dynamics. Automobiles of this segment are increasingly present in the automotive market, presented to the public as versatile vehicles. Recently, a fleet of vehicles of this category was acquired by the military police and there were reports of rollover or loss of control in cases of pursuit at high speeds, especially in curves. With big investments in the apparatus and in the lives of police officers, it becomes very important to know the performance of vehicles used by them. The characteristics of this type of vehicle, such as center of gravity, length, width and weight, are generally greater when compared to sedans and hatches, implying in a special behavior, especially in curves with small radius and high speeds. By subjecting the SUV model to a track designed in accordance with the DNER standards, it is possible to observe what are the main factors in real brazilian user situations that affect the stability of these vehicles. A preliminary simulation was performed using a vehicle from the ADAMS Car® commercial software library in the circuit with curves standardized by the DNER. The simulation and analysis of the SUV in the route will be conducted in the second stage of this work, in which the main factors that generate the problems will be evidenced and solutions will be proposed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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