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Título: Projeto de uma bancada para ensaios vibratórios em dispositivos veiculares
Autor(es): Araújo, Pedro Henrique Barbosa
Orientador(es): Nunes, Maria Alzira de Araújo
Coorientador(es): Teixeira, Evandro Leonardo Silva
Assunto: Automóveis - peças
Bancada didática experimental
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 4-Out-2018
Referência: ARAÚJO, Pedro Henrique Barbosa. Projeto de uma bancada para ensaios vibratórios em dispositivos veiculares. 2018. 139 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: É comum a realização de ensaios e testes ambientais na prática de desenvolvimento de produto automotivo. Em suas aplicações, componentes automotivos são expostos ao movimento oscilatório, tornando-se desta forma necessária a realização de ensaios de vibração. Dentro deste contexto, o presente trabalho apresenta o projeto de uma bancada para realização de ensaios de vibração em componentes automotivos. A bancada desenvolvida converte o movimento de rotação do motor em translação vertical oscilatória de uma mesa, suspensa da base por molas, onde é fixo o componente em teste. Baseou-se na norma Ford Worldwide Design Standard para definição do intervalo de frequência que a bancada funcionaria. Os resultados obtidos permitiram verificar que a bancada é capaz de operar no intervalo de frequência de 28,35 a 201,88 Hz com níveis de aceleração RMS de, respectivamente, 3,98 e 233,15 m/s².
Abstract: Conducting environmental testing is common in product development practice. In their applications, automotive components are exposed to the oscillatory movement, in this way, it becomes necessary to perform vibration tests in its design phase. In this context, the present work develops a bench for carrying out vibration tests on components. The developed bench transforms the engine's rotational movement into an oscillating vertical translation of a table, suspended from the base by springs, where the tested component is fixed. All procedures were based on the Ford Worldwide Design Standard, to define the frequency range that the bench would operate. The obtained results allowed the verification that the bench is able to operate in the frequency range of 28.35 to 201.88 Hz, with RMS acceleration levels of respectively 3.98 and 233.15 m/s².
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20761
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