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dc.contributor.advisorNunes, Maria Alzira de Araújo-
dc.contributor.authorAraújo, Pedro Henrique Barbosa-
dc.identifier.citationARAÚJO, Pedro Henrique Barbosa. Projeto de uma bancada para ensaios vibratórios em dispositivos veiculares. 2018. 139 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.pt_BR
dc.description.abstractÉ comum a realização de ensaios e testes ambientais na prática de desenvolvimento de produto automotivo. Em suas aplicações, componentes automotivos são expostos ao movimento oscilatório, tornando-se desta forma necessária a realização de ensaios de vibração. Dentro deste contexto, o presente trabalho apresenta o projeto de uma bancada para realização de ensaios de vibração em componentes automotivos. A bancada desenvolvida converte o movimento de rotação do motor em translação vertical oscilatória de uma mesa, suspensa da base por molas, onde é fixo o componente em teste. Baseou-se na norma Ford Worldwide Design Standard para definição do intervalo de frequência que a bancada funcionaria. Os resultados obtidos permitiram verificar que a bancada é capaz de operar no intervalo de frequência de 28,35 a 201,88 Hz com níveis de aceleração RMS de, respectivamente, 3,98 e 233,15 m/s².pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - peçaspt_BR
dc.subject.keywordBancada didática experimentalpt_BR
dc.titleProjeto de uma bancada para ensaios vibratórios em dispositivos veicularespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-10-04T12:01:16Z-
dc.date.available2018-10-04T12:01:16Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20761-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoTeixeira, Evandro Leonardo Silva-
dc.description.abstract1Conducting environmental testing is common in product development practice. In their applications, automotive components are exposed to the oscillatory movement, in this way, it becomes necessary to perform vibration tests in its design phase. In this context, the present work develops a bench for carrying out vibration tests on components. The developed bench transforms the engine's rotational movement into an oscillating vertical translation of a table, suspended from the base by springs, where the tested component is fixed. All procedures were based on the Ford Worldwide Design Standard, to define the frequency range that the bench would operate. The obtained results allowed the verification that the bench is able to operate in the frequency range of 28.35 to 201.88 Hz, with RMS acceleration levels of respectively 3.98 and 233.15 m/s².pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20761-
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