Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20567
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GlaucianeFerreiraDaCosta_tcc.pdf2,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Como alunos considerados indisciplinados se transformam ao longo da trajetória escolar : um estudo de caso
Autor(es): Ferreira, Glauciane
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Disciplina escolar
Ambiente de sala de aula
Professores e alunos
Data de apresentação: 20-Jun-2018
Data de publicação: 22-Ago-2018
Referência: FERREIRA, Glauciane. Como alunos considerados indisciplinados se transformam ao longo da trajetória escolar: um estudo de caso. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho traz como temática a questão da indisciplina escolar e como essa atitude se encontra no dia a dia, em situações diversas do ambiente escolar. Os objetivos específicos são: caracterizar o que se considera indisciplina no ambiente escolar; analisar as consequências que a indisciplina produz na sala de aula; identificar o posicionamento das professoras acerca da indisciplina de alunos; refletir sobre a indisciplina como construção social que constitui nas relações sociais. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professoras dos alunos, observação naturalista dos participantes e relatório de estágio obrigatório. Os resultados da pesquisa de base qualitativa foram encontrados com base nas respostas das professoras e em conjunto com os autores Piaget, Winnicott e Vygotsky, evidenciando-se a sua concepção acerca do tema. Com essa pesquisa, foi possível perceber que a indisciplina no ambiente escolar pode estar relacionada a fatores externos à realidade escolar. Nota-se também que alguns alunos podem adquirir maturidade e se transformar ao longo da vida escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons